Esta é a primeira edição do “EDP Gás Porto Granfondo“, uma iniciativa organizada pela Bikeservice em parceria com a Câmara Municipal do Porto. “Esta ideia vem de uma sequência de outras provas que organizamos, na vila do Gerês e também no Douro. A partir daí foi apresentado um projeto à Porto Lazer, há cerca de um ano, onde estivemos a discutir esta questão de datas e percursos”, explica Manuel Zeferino, representante da empresa.

A prova de ciclismo “EDP Gás Porto Granfondo” vai ter início no centro do Porto e vai percorrer os concelhos de Gondomar, Paredes, Marco de Canaveses, Baião, Cinfães, Castelo de Paiva e Vila Nova de Gaia. O evento está aberto a amadores e federados com mais de 16 anos.

A Bikeservice espera atingir o limite de três mil participantes, tendo em conta a grande adesão verificada noutros eventos de ciclismo criados pela organização. “Tendo como base as adesões nos eventos do Gerês e no Douro, as expetativas são boas. Este ano, o ‘Porto Granfondo’ espera chegar às três mil inscrições, visto que, na área metropolitana do Porto, milhares de pessoas andam de bicicleta e isso leva-nos a crer que vamos ter um recorde importante”, conta Manuel Zeferino ao JPN.

Cada participante vai poder escolher uma de três distâncias a percorrer, consoante o nível de preparação física. As três provas – Granfondo, Mediofondo e Minifondo – podem ir dos quase 200 quilómetros aos 60 e poucos. “Este é um desafio pessoal onde as pessoas se superam a si próprias”,  remata Manuel Zeferino.

Durante a prova, os ciclistas vão ter ao dispor alimentos e assistência médica e mecânica. Após o término da corrida, cada participante recebe uma refeição pós-prova e um “kit” que inclui uma garrafa de Vinho do Porto, uma camisola de ciclismo e uma medalha.

As inscrições têm um custo de 30 euros e, de acordo a Bikeservice, já há 700 inscritos até ao momento. A prova vai ser transmitida em direto, no dia 25 de setembro, na RTP.

Artigo editado por Sara Gerivaz