“Revelar novos talentos e promover a arte de bem dizer poesia”. É este o objetivo da Maratona Poética promovida pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) que visa a comemoração do Dia Mundial da Poesia.

A ideia de uma corrida pela poesia não é novidade. Após a primeira edição, no ano passado, ter sido “muito bem sucedida”, Luís Humberto Marcos optou por repetir a experiência novamente. Em declarações ao JPN, o diretor do Museu Nacional da Imprensa, considera que a Maratona Poética de 2015 constitui uma “belíssima experiência”, “quer pela participação de jovens, quer pela participação de adultos”.

O responsável pelo Museu Nacional da Imprensa acrescenta que esta iniciativa está integrada num projeto que o museu tem vindo desenvolver no âmbito da literatura e das publicações literárias: “No fundo pretendemos estimular a relação dos portugueses com a própria poesia”.

Nesta maratona, os concorrentes vão poder escolher e declamar poemas escolhidos por si. A prestação dos participantes vai ser posteriormente avaliada por um painel de júris.

Os vencedores da Maratona Poética vão receber um fim de semana no Hotel das Caldas da Felgueira em Viseu, um cruzeiro no Douro, produtos da leitaria da Quinta do Paço, livros e vinho do Porto.

Luís Humberto Marcos destaca a importância deste tipo de eventos na cidade do Porto, sendo esta uma cidade que “está ligada a várias figuras no âmbito da literatura portuguesa e da poesia em concreto, como por exemplo Eugénio de Andrade e Almeida Garrett”.

Apesar da edição do ano passado ter sido marcada “em cima da hora”, o diretor do MNI faz um balanço positivo do evento que contou com 20 participantes no concurso de poesia. Para este ano, Luís Humberto admite que as expectativas “são maiores tendo em conta que conseguimos outro tipo de patrocínios”.

“A nossa ideia é continuar todos os anos com esta iniciativa, no fundo para valorizar o dia da poesia e de forma a estimular a emergência de novos valores no âmbito da literatura e da poesia em concreto”, nota o diretor do MNI.

Também no dia 20 de março, a par desta iniciativa, vai decorrer a exposição “A Poesia em Revista”. Esta exposição, que também vai fazer parte das comemorações para assinalar o Dia Mundial da Poesia, vai contar com várias revistas com conteúdo poético das quais se destacam obras como “Árvore”, “Hidra” e “Cadernos de Poesia”.

A exposição abre ao público a partir das 16h30 e vai estar em exibição até final de maio. Esta mostra vai contar com a curadoria do Diretor do MNI, Luís Humberto Marcos. A inscrições para a Maratona Poética são feitas através do site oficial do MNI e podem ser realizadas até ao dia 17 de março.

Artigo editado por Sara Gerivaz