A área de influência do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (AFSC) e aquilo que o tem levado a ganhar inúmeros prémios como o de terceiro melhor aeroporto europeu pelo terceiro ano consecutivo, foram discutidas no Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo (ISCET), no Porto, esta segunda-feira.

O aeroporto que serve a cidade do Porto tem a maior área de influência de Portugal. “A área de influência do aeroporto do Porto começa em Coimbra e acaba em Ferrol na Corunha”, explicou José Sardo Pereira, supervisor operacional da ANA, durante as Jornadas de Turismo e Negócios Internacionais do ISCET.

A esta grande área de influência, juntam-se os cuidados com todos os passageiros, particularmente com os galegos, que representaram cerca de um milhão de passageiros do AFSC em 2015. “Temos uma postura e um carinho muito grande pelos passageiros da Galiza. São nossos clientes, fazem parte de nós”, explica o supervisor operacional. Alguns desses cuidados passam, por exemplo, por disponibilizar uma camioneta que faz um percurso diário entre o aeroporto do Porto e várias cidades galegas. Há também no AFSC um espaço com canais de televisão galegos.

Para além disso, José Sardo Pereira contou que o AFSC tem cuidados especiais com pessoas com mobilidade reduzida ou que são analfabetas: “É normal que aquela pessoa se sinta segura neste aeroporto, não há mais nenhum aeroporto com este serviço”, remata o supervisor.

Nas palavras de José Pereira, o facto de todos os funcionários terem uma postura de “simpatia”, a “limpeza” e a “estrutura moderna” do aeroporto são ainda fatores de diferenciação em relação a outros aeroportos.