Juntaram-se as engenharias, ligaram-se os cabos: assim nasceu em 2007 a Engenharia Rádio. Por ela já passaram mais de 100 colaboradores, a maioria estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Esta quarta-feira o projeto celebra nove anos de existência.

O JPN foi convidado a assistir, em direto, à emissão especial de aniversário. Filipe Teixeira, Gonçalo Ferreira, Manel Fernandes e Carlos Alberto Silva foram os protagonistas de um programa dedicado às memórias dos últimos nove anos da rádio. Num tom descontraído, falaram do que aprenderam uns com os outros, das mudanças de estúdios e da gestão de despesas.

A Engenharia Rádio faz parte do núcleo da Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP), da qual recebem um orçamento “aprovado por uma maioria qualificada dos membros do núcleo”, gerido pelo tesoureiro. A direcção da FEUP é também uma das “apoiantes” desta rádio feita por amadores.

Aniversário é sinónimo de festa. E porque se fala num projeto em contexto universitário, esta questão foi também outro dos temas abordados no programa. No próximo dia 12 de março, o Armazém do Chá, vai ser o palco de uma festa promovida pelos colaboradores da rádio. As portas estão abertas a todos os estudantes. “A boa notícia é que não se paga”, afirmou Manel Fernandes.

Artigo editado por Sara Gerivaz