Se no ano de 2015 a Mostra da U.Porto teve lugar na Foz, em 2016 está de regresso ao Pavilhão Rosa Mota, nos jardins do Palácio de Cristal. A partir do dia 17 de março vai ser possível visitar e conhecer o trabalho desenvolvido pelas faculdades da Universidade do Porto (UP).

A mostra vai contar com a presença das 14 faculdades da UP: Arquitetura (FAUP), Belas Artes (FBAUP), Biomédicas (ICBAS), Ciências (FCUP), Dentária (FMDUP), Desporto (FADEUP), Direito (FDUP), Economia (FEP), Farmácia (FFUP), Engenharia (FEUP), Letras (FLUP), Medicina (FMUP), Nutrição (FCNAUP) e Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP). Vários centros de investigação nacionais vão, também, marcar presença na mostra, entre eles o INESC TEC, o CIMAR, o I3S e o Centro de Astrofísica.

Como já vem sendo hábito, os visitantes da mostra vão poder conhecer algumas das mais recentes descobertas científicas e inovações da UP. O INESC TEC vai apresentar um sistema de difusão de “wireless” por barcos, que permitirá levar Internet a alto-mar.

Desde transferir automaticamente expressões faciais para personagens de cinema de animação, a conhecer os mecanismos de carros elétricos de competição, são várias as experiências disponíveis para os visitantes. Ainda na área das descobertas vai estar disponível na Mostra um estetoscópio digital que permite detetar irregularidades do batimento cardíaco e vão ser apresentadas pela primeira vez aplicações móveis feitas através da nova tecnologia europeia SafeCloud.

A Mostra da U.Porto vai estar aberta a todos os visitantes. O público-alvo são os alunos do Ensino Básico e Secundário que pensam em prosseguir estudos no Ensino Superior. Os grupos escolares podem inscrever-se até sexta-feira, dia 11 de março.

A entrada para todos os visitantes é livre. Os horários variam consoante os dias. Nos dias 17 e 18 de março, a Mostra vai estar aberta ao público das 10h00 às 19h00; no dia 19 de março das 11h00 às 20h00 e no dia 20 de março, dia de encerramento da Mostra, das 11h00 às 19h00.

Artigo editado por Filipa Silva