A cidade do Porto volta a ser reconhecida ao nível internacional. A edição de 2016 dos prémios “World Travel Awards” destaca o Porto para três importantes categorias. A par disso, este é o ano em que Portugal recebe mais nomeações.

A Ribeira do Porto volta a estar na lista dos nomeados para “Melhor Atração Turística”. Este ícone da Invicta tem uma competição feroz na luta pelo título. A Acrópole de Atenas, o Palácio de Buckingham em Londres, a Guinness Storehouse em Dublin (vencedora do ano passado), a Sagrada Família em Barcelona, a Torre Eiffel em Paris e o Coliseu de Roma em Itália são as atrações de renome que a Ribeira enfrenta.

A categoria de “Melhor Destino Europeu” nomeia mais uma vez o Porto. Em 2015 já tinha sido nomeada e em 2014 chegou mesmo a arrecadar o galardão. O Porto concorre com algumas cidades europeias, entre as quais a capital portuguesa, Lisboa. A par da Itália, Portugal é o único país a ter duas cidades nomeadas na categoria.

A competição entre Porto e Lisboa continua na categoria de “Melhor City Break”. Lisboa é também uma das cidades portuguesas em alta nas nomeações. Além de concorrer para as categorias já referidas, está indicada para o “Melhor Destino de Cruzeiros Europeu” e “Melhor Porto de Cruzeiros Europeu”.

Também o Algarve e as ilhas da Madeira e dos Açores não falharam as nomeações e estão apontadas para as categorias de “Melhor Destino Praia Europeu” e “Melhor Destino Insular Europeu”, respetivamente.

A grande surpresa destas nomeações são os Passadiços do Paiva, em Arouca, que estão entre os possíveis vencedores do prémio de “Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico”. O seu curto tempo de vida e o incêndio que obrigou à reconstrução de uma parte do passadiço, não impediram o projeto de ter reconhecimento internacional.

As empresas portuguesas ganham cada vez mais reconhecimento no mundo. São vários os hotéis, “resorts” e “spas”, espalhados um pouco por todo o país, que mereceram nomeações nos “World Travel Awards”.

DouroAzul é candidata, pelo terceiro ano consecutivo, ao prémio de “Melhor Empresa de Cruzeiros Fluviais”, após ter vencido no ano anterior. Mário Ferreira, CEO da empresa, afirmou em comunicado, que esta nomeação é um motivo de orgulho, uma vez que “reflete o reconhecimento internacional do trabalho de equipa de prestação de um serviço de excelência e de promoção da região do Douro, que temos vindo a desempenhar há mais de 20 anos”. A empresa, fundada em 1993, é líder no setor de cruzeiros fluviais em Portugal e conta atualmente com uma frota de 11 navios-hotel.

Os problemas que a TAP tem enfrentado ultimamente não parecem ter sido transparecidos para fora do país. A companhia aérea portuguesa está nomeada para várias categorias, incluindo a “Melhor Companhia Aérea Europeia”.

A votação para os “World Travel Awards” está aberta ao público até dia 17 de julho e pode ser feita através do site do evento. A entrega dos prémios tem lugar na Antália, na Turquia, no dia 27 de agosto.

A Vogue já tinha considerado o Porto o próximo “Hot Spot” da Europa. O New York Times publicou um roteiro completo de como passar 36 horas na cidade. A Invicta foi também considerada, em 2015, o “Melhor Destino Romântico” e “Melhor Destino Emergente”.

Artigo editado por Sara Gerivaz