A empresa Comboios de Portugal (CP) não deixa passar em branco o aumento da concorrência das companhias aéreas e, para isso, vai iniciar uma campanha de reduções a partir do final do mês.

Por semana, são 11 000 lugares com desconto. Mais de metade destinam-se às viagens entre Lisboa e Porto, que vai ter em média 960 lugares por dia. As reduções podem chegar aos 62% no serviço Intercidades e aos 65% no Alfa Pendular com preços a partir de 9,5 euros e 11 euros, respetivamente.

Depois da duplicação das ligações aéreas entre Lisboa e Porto anunciada pela TAP, Manuel Queiró, presidente da CP, prometeu, durante a apresentação da remodelação da frota do Alfa Pendular em Janeiro, que a CP ia encontrar uma resposta para esta disputa.

A ponte aérea entre as duas maiores cidades portuguesas oferece 16 voos diários de ida e volta a partir de 27 de março, utilizando os novos aviões TAP Express, atualmente Portugália, e também a frota A320 nos horários e períodos em que a procura é maior, com preços a partir de 39 euros.

A resposta da CP chega agora com a nova de campanha de descontos. Uma estratégia comercial, que já é praticada desde 2013, para fazer frente à operação da Ryanair.

Comboios de Portugal está a recrutar 120 funcionários

Depois de dois anos e meio de insistência, a CP foi autorizada pelo Governo a fazer contratações, congeladas no setor empresarial do Estado, e vai recrutar 120 trabalhadores. O reforço dos quadros abrange maquinistas, operadores de revisão e de venda.

O presidente da CP, Manuel Queiró, considera que só em dois ou três meses vai ser possível perceber se os novos trabalhadores vão ser suficientes para responder às necessidades da empresa.

Artigo editado por Sara Gerivaz