A "Nomad Tech", empresa de engenharia e tele-gestão ferroviária, faz parte de um consórcio que vai receber financiamento do “Processo Acelerado para a Inovação”, do programa de investigação e inovação da UE, Horizonte 2020.

Quinze projetos inovadores vão receber 30,5 milhões de euros de financiamento europeu através do programa “Processo Acelerado para a Inovação”, com o objetivo de acelerar o acesso destes projetos ao mercado. A “Nomad Tech“, empresa sediada na UPTEC, junta-se à “Globaz“, de Oliveira de Azeméis, também beneficiada com o programa que, pela primeira vez, distingue duas empresas portuguesas. As duas PME em questão fazem parte de consórcios que foram vencedores nesta terceira ronda do “Processo Acelerado para a Inovação”.

Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, afirmou em comunicado: “Através do Horizonte 2020, pretendemos dar às empresas inovadoras o apoio de que necessitam para acelerar a transição das suas inovações para o mercado”.

O projeto em que participa a “Nomad Tech” consiste num sistema de avaliação robótico e autónomo designado “Autoscan” que se destina à inspeção de vias ferroviárias. O projeto “Magellan”, apresentado pelo consórcio de que faz parte a “Globaz”, redefine o entretenimento com base na localização ao explorar o valor desbloqueado que reside na criatividade de pessoas e organizações.

O número total de propostas recebidas desde o lançamento do programa atinge um total de 903, das quais 46 receberam um financiamento global de mais de 98,7 milhões de euros. Quase metade dos participantes no projeto (46%) são PME.

 

Artigo editado por Filipa Silva