Max Oliveira, Lagaet, Mix, Bruce, Makumba, Robert, Deeeogo e XXL. Estes são os elementos que constituem os Momentum Crew e que no passado domingo viram, mais uma vez, o trabalho reconhecido. O grupo de “breakdance” obteve a distinção de campeões mundiais da categoria ao vencer a  Battle Pro, em Marselha.

Até ao galardão, a equipa portuguesa não teve um caminho fácil. Nos quartos de final, os Momentum Crew depararam-se com uma vitória difícil sobre a equipa do Taiwan. Já a meia-final foi disputada com a equipa japonesa.

Max Oliveira, mentor e um dos fundadores da Momentum Crew, conta ao JPN que, apesar da equipa do Japão ter sido um dos obstáculos mais difíceis de ultrapassar na competição, sempre acreditaram que podiam vencer “Estávamos a competir com as melhores ‘crews’ do mundo. A equipa japonesa que derrotamos na semifinal, neste momento encontra-se no número um do ‘ranking’ mundial. Mas mesmo sabendo isso nós acreditamos que temos a capacidade de vencer qualquer equipa”, nota.

Para alcançar a vitória e tornar-se na campeã do mundo, a equipa portuguesa teve que defrontar a “crew” da casa, sendo a equipa francesa considerada uma das mais difíceis de bater. O grupo nacional já marcou presença em nove edições da Battle Pro, mas nunca tinha ganho o primeiro lugar. “Não é que estivéssemos à espera de ganhar, mas nós não treinamos para o segundo lugar, ou seja, nós treinamos sempre com a vontade e a intenção de ganhar. O facto de termos conseguido ganhar é realmente uma novidade para nós”, enfativa Max Oliveira.

A chegada a esta competição mundial acontece depois da passagem da “crew” do Porto pela competição European Batlle Pro, onde alcançaram a vitória sobre a anfitriã do evento: a Alemanha. No último fim de semana foram cinco mil os espectadores que assistiram à vitória dos Momentum Crew em Marselha.

A competição Battle Pro já existe há vários anos tendo acontecido, durante 15 anos, nos subúrbios de Paris. Recentemente a Battle Pro passou a decorrer em Marselha.

Artigo editado por Sara Gerivaz