Com a esmagadora vitória por 9-0 no terreno do Troyes, o Paris Saint-Germain sagrou-se tetracampeão nacional francês. Ao longo desta época, o domínio parisiense tem sido absoluto e a equipa de Laurent Blanc não deu hipóteses à concorrência.

Ao assegurar o título a oito jornadas do fim, o PSG torna-se o campeão mais rápido da história das “cinco grandes ligas” – Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França. A anterior melhor marca pertencia ao Bayern de Munique, que em 2013/14 se sagrou campeão a sete jornadas do final, no dia 25 de março de 2014.

A vantagem de 25 pontos para o segundo classificado, o Mónaco de Leonardo Jardim, é também um número candidato a recorde. De novo, o Bayern ainda é a equipa com maior vantagem da história das cinco grandes ligas, tendo deixado o Borussia Dortmund 25 pontos para trás em 2013/14.

Os nove golos sem resposta na região de Champagne-Ardenne constituíram, também eles, um novo máximo na Liga Francesa e igualaram o anterior recorde do top cinco das ligas europeias. Os resultados do Marselha na casa do Excelsior AC Roubaix, em 1948 (2-10) e a vitória do Duisburgo no terreno do Tasmania Berlim (0-9) em 1966 foram, respetivamente, igualados e batidos por este “Super PSG”. Incluindo as ligas holandesa e portuguesa nestas contas, a maior vitória fora registada, continua a pertencer ao FC Porto: 12-1 no Campo do Lima, perante o Académico FC.

Laurent Blanc, técnico com créditos firmados em Bordéus e no comando da seleção francesa, é o quarto treinador a ser tricampeão na Ligue 1. Três campeonatos em Paris e um ao comando dos “girondins”, fazem de Blanc o segundo treinador com mais conquistas na liga francesa, atrás de Albert Batteux, com oito.

Os quatro golos de Ibrahimovic ajudaram a confirmar um título há muito esperado, duas semanas depois do Olympiacos de Marco Silva se ter sagrado o primeiro campeão nacional 2015/16 na Europa. Com o “poker” de domingo, o avançado sueco tornou-se o primeiro jogador do PSG a marcar quatro golos num jogo do campeonato desde 2000 (quando Christian o fez contra o Estrasburgo). Frente ao Troyes, Zlatan fez os seus golos número 99, 100, 101 e 102 na Ligue 1.

Fundado em 1970, o Paris Saint-Germain conta agora com seis títulos nacionais. Antes deste “tetra”, o clube da capital apenas tinha sido campeão em 1985/86 e 1993/94, este último com Artur Jorge ao leme da equipa. Mesmo depois de igualarem o número de conquistas de Stade Reims e Bordéus, os parisienses continuam atrás dos dez campeonatos do Saint-Étienne, dos nove do Marselha, dos oito do Nantes e dos sete de Mónaco e Lyon.

 

Artigo editado por Sara Gerivaz