No domingo, Assunção Cristas revelou a vontade de renovar o apoio a Rui Moreira na sua próxima candidatura à Câmara Municipal do Porto (CMP). Na sequência destas declarações, Nuno Santos, o assessor do presidente da autarquia revelou à Lusa que “Rui Moreira não será candidato por nenhum dos partidos que o apoiam”.

Ainda assim, avançou que, apesar de manter o seu estatuto de independente nas próximas autárquicas, Rui Moreira “aceitará o apoio de todos os partidos que o queiram fazer” e que “isso em nada condicionará o seu programa”.

A nova líder do CDS-PP, em discurso de encerramento do 26º congresso do partido, revelou a vontade de apoiar novamente o presidente da Câmara do Porto, na sua próxima candidatura. “Se ele decidir candidatar-se de novo, proporei aos órgãos do CDS a renovação do apoio à sua candidatura”, afirmou.

Manuel Pizarro, recorde-se, já se pôs fora da corrida à presidência da Câmara, em finais de fevereiro. Em declarações ao Jornal de Notícias, o atual vereador já tinha dito que “ninguém entenderia se concorresse contra Rui Moreira”. Luís Filipe Menezes, também derrotado por Rui Moreira em 2013, já revelou no ano passado que se vai voltar a candidatar à Câmara Municipal de Gaia (CMGaia)

As próximas eleições autárquicas vão decorrer em 2017.

Artigo editado por Sara Gerivaz