Abrir portas com um “smartphone” eliminando, deste modo, o usos de “passwords” é o propósito da Loqr. A aplicação, incubada na Startup Braga, viajou até Austin, nos Estados Unidos da América, para participar no maior festival de criatividade do mundo, o South by Southwest (SXSW).
O projeto português propõe uma solução de autenticação para combater a fraude no setor financeiro. Através de um gestor pessoal de identidades, a Loqr faz a autenticação do utilizador num “site” ou aplicação móvel, sem ser necessário o “login” com o habitual nome de utilizador e palavra-passe.
“Os nossos clientes prioritários são a banca, quer a mais tradicional quer a de investimento, e sistemas de pagamentos”, indica Ricardo Costa ao JPN. O doutorado em Informática pela Universidade do Minho (UM) e co-autor da Loqr explica que, juntamente com os restantes colegas, percebeu que seria importante criar “uma solução que, simultaneamente, garantisse os mais altos níveis de segurança, mantendo a simplicidade de uso ao máximo”.
A participação no festival norte-americano surgiu de uma forma “curiosa”. Durante a participação no Web Summit 2015, na Irlanda, Ricardo Costa teve uma conversa casual com o diretor do SXSW Accelerator, sem na altura saber quem ele era. Ricardo contou-lhe acerca da Loqr e, no mesmo dia, recebeu um convite do assessor do diretor para submeter uma candidatura ao programa de aceleração de “startups” do festival americano.
De entre 500 “startups”, a Loqr foi uma das oito finalistas do programa, na categoria de Pagamentos e Tecnologia “Fintech”. O prémio do SXSW Accelerator não foi atribuído à aplicação portuguesa, mas esta obteve um lugar de destaque entre as três melhores.
A aplicação portuguesa nasceu da “paixão e o gosto por criar algo novo com um grande impacto internacional” e, de acordo com o co-fundador, está a “abrir todo um novo paradigma de combate à fraude financeira em que Portugal será pioneiro”.
A Loqr conta, desde o início, com o apoio da RedAngels, empresa de investidores privados de Aveiro, da Startup Braga e da Microsoft, através do seu programa Bizspark para “startups”.
Para já, a aplicação foca-se na área da banca, mas Ricardo Costa revela que existe uma solução “mais focada para o público em geral, para que toda a gente” tenha acesso gratuito. O informático adianta também que os próximos desafios da Loqr passam por uma “internacionalização para o mercado norte-americano”.
Artigo editado por Sara Gerivaz