Daniel Bessa, economista e antigo ministro da Economia do Governo de António Guterres, é o convidado de mais um debate do Clube dos Pensadores (CdP). Joaquim Jorge, fundador, explica ao JPN que a escolha deve-se ao facto de ser “um homem que pode dar uma opinião forte sobre o orçamento”.

Durante muitos anos, Joaquim Jorge foi professor de Biologia, mas sempre sentiu a necessidade de intervir no espaço público: “Gosto de intervir, de participar, de dar opinião. É muito interessante a possibilidade do cidadão comum poder fazer perguntas a pessoas importantes e que percebem de política”.

Os debates foram-se realizando e Joaquim já trouxe algumas figuras públicas como Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa ou Pedro Passos Coelho. Dez anos volvidos confessa que muitos convidados o surpreenderam: “O Miguel Sousa Tavares é um homem que gosta de estar com as pessoas. O Luís Filipe Meneses sempre me ajudou aqui em Gaia. Outras pessoas interessantes que conheci foram a Paula Teixeira da Cruz, que é uma mulher de armas. Gostei bastante da cortesia da Maria de Belém, da garra da Marisa Matias, e até fiquei amigo do Jerónimo de Sousa”, revela ao JPN.

O CdP pretendeu ao longo destes dez anos apelar a uma aproximação dos cidadãos e da política, mas Joaquim Jorge quer “abrir o leque a outras áreas como o Desporto ou o Ambiente”. Quando começou, nunca esperou captar tanto a atenção: “Isto é como aquele livro do Nuccio Ordine é a utilidade do inútil. Não leva a lado nenhum, tanto faz ou não que exista, mas parece resultar”.

O debate vai-se realizar na próxima segunda-feira, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Gaia.