O Conservatório de Música do Porto organiza a XV edição da Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM). Proporciona-se um estágio de uma semana a jovens músicos entre 19 e 25 de março, começando com a apresentação no próximo sábado à noite.

Os músicos são alunos do ensino especializado da música num dos conservatórios públicos portugueses. Este tipo de estágios dá a oportunidade de partilhar experiências e conhecimentos e praticar competências de execução instrumental. A OJ.COM constitui uma orquestra sinfónica, que junta instrumentos de cordas, incluindo uma harpa, sopros e percussão.

A orquestra, dirigida pelo maestro Pedro Andrade, vai apresentar o trabalho final na sexta-feira, 25 de março, às 18h00, na Casa da Música. Segundo a programação do espaço do concerto, a “Abertura de 1812”, de Tchaikovsky (1840-1893), dá início à despedida. Outros compositores fazem parte do reportório, como Luís de Freitas Branco (1890-1955) e Prokofiev (1891-1953). Os bilhetes custam quatro euros.

O projeto OJ.COM foi criado em 2002, em conjunto pelos conservatórios públicos nacionais: Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada. A organização deste estágio é rotativa, cabendo anualmente a um dos conservatórios fundadores. No ano passado, a reunião foi realizada nos Açores.

A instituição que recebe a presente edição da OJ.COM está prestes a completar 99 anos. O jubileu de 100 anos do Conservatório de Música do Porto já está, também, a ser preparado.

 

Artigo editado por Filipa Silva