Castelbel vai representar o país nos prémios  “European Business Awards” (EBA) 2015/2016. A empresa fabricante de sabonetes de luxo foi a escolhida entre 25 empresas portuguesas.

A competição tem como objetivo premiar empresas europeias que se distinguem a nível económico e social. Todos os anos são selecionadas empresas de vários países que passam a um concurso europeu. A primeira fase da prova terminou em setembro de 2015. Apesar de ser a campeã portuguesa, a Castelbel não chegou à final dos prémios atribuídos pelo júri.

A empresa disputa agora um galardão outorgado pelo público. A votação decorre em duas fases. Na primeira, que já decorreu nos meses de janeiro e fevereiro de 2016, a Castelbel foi distinguida, pelos votantes, como representante de Portugal. A empresa concorre agora com 31 países europeus.

A Castelbel, nomeada para os prémios, apresentou crescimento nos indicadores avaliados pelos EBA. Entre 2014 e 2015, a empresa teve um aumento da faturação superior a 50%. Neste intervalo de tempo, a Castelbel teve proveitos na ordem dos oito milhões de euros. Em 2013 a empresa faturou 3,8 milhões e em 2014, 5,3 milhões de euros. Crescimento esse que resulta do investimento da Castelbel na exportação. Neste momento, a empresa vende mais de 80% da produção para o exterior.

Contudo, a empresa não cresce apenas fora do país. “A questão é que nós, apesar da crise em Portugal, temos estado sempre a crescer no país, mesmo esquecendo a parte da exportação. Dentro de Portugal, nós temos vindo a aumentar sempre as nossa vendas. Porque temos um leque mais alargado de produtos e como há mais notoriedade entre os consumidores portugueses, eles compram, gostam e repetem”, explica Marta Araújo, diretora comercial da Castelbel, ao JPN.

A empresa da Maia não cresceu só a nível económico. O número de funcionários aumentou cerca de 97%. Em 2013 a Castelbel tinha 76 funcionários, dois anos depois registava mais de 150 colaboradores.

Em entrevista ao JPN, Marta Araújo indica que a estratégia passa pela consolidação do produto. “Neste momento, nós estamos numa fase de expansão e ainda que não o fizéssemos de propósito, estaríamos a crescer. Mas, mais do que outra coisa qualquer, nós gostaríamos de consolidar aquilo que temos conseguido até ao momento, ou seja, nós queremos garantir, em vez de crescermos desmesuradamente, que conseguimos manter os padrões de qualidade a que as pessoas estão habituadas e manter os clientes satisfeitos”, considera a diretora comercial.

Marta Araújo declara que não existe uma estratégia de comunicação elaborada, “o produto está em ponto de venda e chama a atenção, é a via de comunicação”. Apesar do principal objetivo da empresa não ser a promoção do trabalho desenvolvido em Portugal, Marta Araújo diz ao JPN que a Castelbel, sendo uma empresa exportadora, leva a imagem do país ao estrangeiro naturalmente, uma vez que faz sucesso.

O vencedor dos European Business Awards será anunciado no dia 17 de junho, em Milão.

Artigo editado por Sara Gerivaz