O JPN esteve no Cerco do Porto a acompanhar o grupo “OUPA!” para recolher momentos e testemunhos de quem vive a música dentro de um bairro social.

Quando o JPN contactou os membros do projeto “OUPA!”, o feedback foi revelador da hospitalidade que dali viria. A receptividade no número 50-A da Rua do Cerco do Porto impressiona o mais neutro dos visitantes.

Ao longo de três semanas, foram recolhidas mais de nove horas de imagens que retratam conversas, momentos de grupo, ensaios, no estúdio que os próprios construíram, performances em palco, contactos com o público e entrevistas a quem ajudou a tornar possível o sonho de um projeto musical num bairro social.

“Cercados pelo hip-hop” é uma grande reportagem sobre cinco jovens do bairro Cerco que se uniram à volta da música para mostrar, entre outras coisas, que a arte é independente dos estratos sociais. Inicialmente, o projeto apenas teria a duração de quatro meses, mas os artistas do “OUPA!” não queriam deixar cair a sua iniciativa, decidindo prosseguir com a mesma.

Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Moreira, Manuel Pizarro e Ernesto Santos são alguns dos mais ilustres “fãs” do “OUPA! Cerco”. Mas dia 12 de março, em pleno Largo dos Afetos, juntaram-se a centenas de moradores anónimos do bairro para vibrar com a música de Drunk Nigga, Joca, Raune, Ricardinho e Ruubi.

 

Artigo editado por Filipa Silva e Sara Gerivaz