Modernidade, fantasia, brutalismo, maturidade e delicadeza são algumas das palavras que sugerem as coleções que antevêem as tendências para o outono/inverno 2016. Num ambiente quase cibernético, o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), em Matosinhos, foi o local escolhido para o primeiro dia do Portugal Fashion na Invicta.

A inauguração da “passerelle” ficou a cargo de Júlio Torcato seguindo-se o criadores Pedro Pedro, Hugo Costa e Pé de Chumbo. O fecho do primeiro dia do evento contou com a presença de dois nomes de peso na indústria da moda portuguesa, Anabela Baldaque e Fátima Lopes.

Para a próxima estação, os criadores surgiram com diferentes visões.

Pedro Pedro optou por propostas assentes nas silhuetas agigantadas e nos cortes assimétricos. Comprimentos exagerados e inspirações militares expressos em lãs e alcochoados, são outras das propostas apresentadas pelo criador.

Se por um lado Pedro Pedro optou por um manifesto “anti-glam”, Hugo Costa dedica a nova coleção à mutação e à maturidade. “METAMORPHOSIS” caracteriza-se pela expressividade artística através de procedimentos diferentes como o enceramento e a impressão personalizada.

A Pé de Chumbo estreou nesta edição do Portugal Fashion. A estilista Alexandra Oliveira apresentou uma coleção inspirada em tecidos étnicos. Franjas e contrastes de cor são alguns dos elementos capazes de nos transportar para novas culturas. Rendilhados finos e transparentes contrastam com os grossos fios de lã.

Júlio Torcato

Júlio Torcato foi o primeiro estilista a pisar a passerelle do CEIIA. “Clan” é o nome que dá à sua mais recente coleção. Dirigidas a homens e mulheres urbanos, as propostas do estilista natural da Trofa destacam-se pelo uso de ganga, riscas clássicas, lãs e “tartans”. Azul marinho, preto e apontamentos em “bordeux” contemplam as propostas de Júlio Torcato para o próximo outono/inverno.

Anabela Baldaque

Sobreposições de vestidos e casacos e silhuetas diversificadas são as características imediatamente identificáveis na coleção “A Vizinha”. Nela, Anabela Baldaque dá primazia a cores pouco heterogénias entre si como os azuis intensos e brancos. Nos tecidos destaca-se o uso de malhas estampadas, rendas, impermeáveis e brocados.

Fátima Lopes

Com uma coleção multifuncional e eclética, Fátima Lopes encerrou o primeiro dia do Portugal Fashion no Porto.

As propostas para a estação fria são dirigidas a uma mulher moderna que sabe conjugar a alta-costura com um lado mais ousado e casual. Jumpsuit e decotes profundos bem estruturados fundem-se com cores como o cinza, o preto, o cru e o cereja escuro.

Carlos Gil, Diogo Miranda, Luís Onofre e Miguel Vieira são alguns dos criadores que vão apresentar as coleções no segundo dia do Portugal Fashion que vai decorrer na Alfândega do Porto.

 

 

Artigo editado por Filipa Silva