Os Mercados Sazonais começaram em Serralves em 2015, com o Mercado de Primavera, passando depois a existir uma edição para cada estação do ano. Nos mercados são feitas demonstrações sobre como plantar com pouco espaço e métodos alternativos de conservar e cozinhar os alimentos.

edição de Primavera deste ano é já este domingo e conta com a participação de 12 produtores locais.

Dos produtos hortícolas e frutas, ervas aromáticas, doces, compotas feitas a partir de vinho, queijo, pão e cerveja artesanal até aos chocolates e flores, a oferta é variada. Existe ainda uma marca dirigida ao mercado “gourmet”. São todos produtos portugueses.

O Mercado de Primavera está aberto das 10h00 às 17h00, com entrada gratuita a partir da Rua de Bartolomeu Velho ou pelo Parque para portadores dos bilhetes Parque e Museu.

O objetivo destes mercados é dar a conhecer a produção regional e alertar a consciência dos consumidores para o papel do processo de produção alimentar na saúde, possibilitando o acesso aos mercados de proximidade e produtos artesanais para estimular a economia local.

Esta iniciativa acontece no âmbito do projeto Transição Portugal, que procura fomentar a cidadania ativa, direcionada para o ambiente, formas de vida e produção sustentáveis nas cidades inscritas, sendo que o Porto é informalmente uma cidade em transição.

Este mercado, assim como outras iniciativas do parque é financiado por patrocínios e mecenas.

 

Artigo editado por Filipa Silva