A segunda edição do Mercado de Primavera decorreu este domingo em Serralves com diversidade – proporcionada por 12 produtores locais – e alguns produtos invulgares.
João Almeida, responsável pelo espaço, diz serem dois os objetivos desta iniciativa: dinamizar a Quinta de Serralves e dar a conhecer às pessoas os produtores e produtos locais, fomentando assim os mercados de proximidade. Às 10h00, hora de abertura, já eram muitas as pessoas em volta das bancas. “Não sei números exatos, mas a adesão tem sido muito boa”, assegura o diretor do Parque de Serralves.
Pedro Barbosa, responsável pela empresa Flores em Casa, é produtor agrícola e confirma a boa adesão por parte das pessoas. Dos produtos hortícolas aos germinados em pequenos vasos, passando pelos morangos, cogumelos e flores, a oferta é variada. A vinda ao Porto, não é novidade. Em conjunto com outros produtores de Paços de Ferreira, no âmbito do programa “Prove”, vêm todos os dias à invicta “trazer cabazes com produtos frescos para entregar na casa das pessoas”, e noutros mercados. Pedro justifica o sucesso com a crescente preocupação com questões ambientais e de proximidade.
Os produtores da BioHabitus também entregam cabazes porta a porta, sendo o seu forte os hortícolas e as frutas, vindas da sua quinta, na Maia, mas também apostaram em parcerias em Trás-os-Montes e Lisboa, para distribuírem ovos e até cosméticos biodegradáveis.
Uma das vendedoras confessa que o mais vendido é mesmo a fruta, procurada sobretudo por quem tem “crianças pequenas e vem aqui procurar coisas mais saudáveis para lhes oferecer”. Aponta também que a produção nacional é suficiente para abastecer as grandes superfícies comerciais, no entanto, é difícil competir com os preços dos produtos importados.
Fernando conta ao JPN como nasceu a sua alheira vegetariana, partindo da ideia de uma vegan, ao mesmo tempo que enche caixas de azeitonas e conta aos clientes que as suas alheiras de carne não têm gordura e explica como se faz pão sem fermento, nos fornos comunitários de Aveiro. Garante que são os clientes que o procuram e que aceitam as suas sugestões “de olhos fechados”.
A empresa Pedaços de Cacau que já ganhou a medalha de ouro e prata com os bombons com recheio de mel e caramelo, respetivamente, no Concurso Nacional de Chocolates 2016, foi uma das mais procuradas, por dar aos visitantes a possibilidade de barrarem o recheio dos bombons em pedaços de chocolate para provar.