Bruxelas foi surpreendida por três explosões na manhã desta terça-feira, duas no aeroporto de Zaventem e uma no metro de Maelbeek. O procurador federal belga confirma que as explosões que tiveram lugar no aeroporto resultaram de um ataque suicida. A informação foi avançada pelas televisões VTM e RTBF.

Há, pelo menos, 31 vítimas mortais confirmadas, até às 17h30 desta terça-feira. A ministra da Saúde belga, Maggie De Block, confirmou que os ataques desta manhã no aeroporto de Zavantam fizeram 11 vítimas mortais, e pelo menos 81 feridos.

Às 9h15 minutos uma nova explosão fez-se ouvir, desta vez junto à estação do metro de Maelbeek, localizada no quarteirão onde estão sedeadas as instituições europeias. Numa conferência de imprensa, Yvan Mayeur, presidente da Câmara de Bruxelas, confirmou 20 mortos e 106 feridos.

A agência noticiosa belga avança que houve tiros disparados e gritos em árabe antes da dupla explosão no aeroporto.

Em Resumo

7h00 – Duas explosões fazem-se sentir no aeroporto de Bruxelas;

8h55 – O nível de alerta sobe para o nível quatro;

9h15- Uma explosão ocorre na estação de metro de Maalbeek, junto às instituições europeias;

9h26 – As estações de metro e transportes públicos fechados em Bruxelas;

9h12 – A Comissão Europeia pede a empregados que não saiam dos seus locais de trabalho;

9h22 – Primeiro balanço das explosões no aeroporto aponta para 11 mortos;

10h01 – A procuradoria federal confirma que as explosões no aeroporto de Bruxelas foram levadas a cabo por um bombista suicida;

10h09 – França reforça segurança;

10h17 – Primeiro balanço das três explosões aponta para 21 mortos;

10h51 – Primeiras declarações do primeiro-ministro belga;

11h32 – Uma portuguesa de 30 anos ficou ferida na explosão na estação de metro de Maelbeek;

11h38 – Evacuada zona de check-in do aeroporto de Lisboa devido a mala suspeita;

12h05 – Reaberta zona do check-in do aeroporto de Lisboa;

12h15 – Comissão Europeia sobe nível de segurança para laranja;

13h05 – Marcelo fala sobre o atentado em Bruxelas;

15h30 – Agência associada ao Estado Islâmico atribui atentados ao Daesh;

15h55 – Bélgica decreta três dias de luto nacional;

16h14 – Jornal belga divulga fotografia de presumíveis autores dos ataques no aeroporto; Dois ter-se-ão feito explodir, um está em fuga;

16h38 – Aeroporto de Bruxelas vai continuar encerrrado na quarta-feira;

17h00 – Parlamento português coloca bandeira a meia-haste.

As ligações ao aeroporto e o metro de Bruxelas foram encerrados e as medidas de segurança reforçadas.

O secretário de Estado português das Comunidades, José Luís Carneiro, disse à Lusa que uma portuguesa de 30 anos ficou ferida na explosão ocorrida hoje na estação de metro. A jovem, natural de Coimbra, encontra-se fora de perigo e já está em casa.

Segundo noticia uma agência de notícias associada ao Estado Islâmico, a AMAQ agency, o Daesh reivindicou os atentados em Bruxelas.

O jornal belga “La Dernière Heure” divulgou uma fotografia captada pelas câmaras de vigilância do aeroporto de Bruxelas, onde se pode ver os supostos autores dos ataques no aeroporto. Ao final da tarde, o procurador belga Frederic Van Leeuw identificou dois dos três homens na imagem como os presumíveis suicidas. Um terceiro indivíduo está a ser procurado pelas autoridades.

Arnaud Feist, o presidente executivo do aeroporto de Bruxelas, confirmou à ABC NEWS que foi encontrada uma terceira bomba no aeroporto, mas que foi controlada a tempo.

O governo federal belga decretou três dias de luto nacional.

 

As primeiras declarações do primeiro-ministro belga

“Este é um dia negro para a Bélgica”, alvo de ataques “cegos, violentos e cobardes” foram as palavras do primeiro-ministro Charles Michel, esta manhã, na sequência dos ataques registados em Bruxelas. Charles Michel, em conferência de imprensa, confirmou as três explosões, duas no aeroporto e uma na estação de metro de Maelbeek e anunciou que o dispositivo militar foi reforçado.

Serviços de segurança em reunião de emergência

Os principais responsáveis da Polícia Judiciária, do Serviço de Informação de Segurança (SIS), do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) e outras forças de segurança estão reunidos em Lisboa, segundo avança o jornal Expresso. Na reunião marcada, inicialmente, para discutir o Relatório Anual de Segurança Interna de 2015, estão agora a ser discutidas estratégias de segurança, depois dos atentados em Bruxelas.

A reação de Belém

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, classifica os atentados desta manhã, em Bruxelas como um atentado “cego e cobarde ao coração da Europa”.

Nas declarações feitas no Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que os ataques desta manhã vêm relembrar os povos europeus da “importância de que o que nos une prevaleça sobre o que nos separa”. Marcelo enumerou a “democracia, a dignidade e os direitos humanos” como valores fundamentais da Europa e sublinhou que não haverá segurança enquanto não houver “paz, desenvolvimento e justiça”.

Artigo atualizado pela última vez às 18h00 dia 22 de março.

Artigo editado por Filipa Silva e Sara Gerivaz