Esta segunda-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, felicitou a Universidade do Porto (UP). Manuel Heitor, que se encontrava na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para participar num debate acerca da ciência urbana, lembrou que “são as grandes instituições que podem ser pioneiras no desenvolvimento da sociedade.”

Na opinião do ministro, a Universidade do Porto, que celebra esta terça-feira 105 anos, marcou o desenvolvimento da região Norte e do país. Em declarações ao JPN, Manuel Heitor destaca o “investimento no conhecimento” feito pela UP e a sua capacidade para “diversificar e atrair investigadores” em diferentes áreas.

Manuel Heitor considera que a Universidade do Porto “adquiriu um estatuto inédito em Portugal”, com a sua transformação em fundação pública de direito privado. Para o ministro, trata-se de um “sistema de governo inspirador”.

Como desafios futuros, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recomenda o “rejuvenescimento do corpo docente e investigador”, bem como a necessidade de “atrair recursos humanos qualificados”, sendo este último um ponto crucial para a competitividade europeia.

Artigo editado por Filipa Silva