Depois das caixas de distribuição de energia elétrica da Rua das Flores e do Largo de São Domingos sofrerem uma mudança, o projeto alarga-se a outras ruas do Porto. Ao todo, são 18 caixas em Cedofeita, uma na Miguel Bombarda e uma na Travessa do Carregal  que vão ser alvo de intervenção artística.

Cláudia Melo, responsável pelo programa de arte urbana no Porto, explicou ao JPN que “a primeira fase da convocatória em 2014 para intervenção na Rua das Flores teve uma boa aceitação por parte do público”. Assim, o projeto vai expandir-se para “localizações que a PortoLazer está a ativar em termos de estratégia de cidade”. Segundo a responsável, a PortoLazer vai “articular a inauguração das caixas elétricas, no dia 7 de Maio, com as inaugurações simultâneas de Bombarda, mais uma vez num reforço entre arte contemporânea e arte urbana”.

Está, então, aberta a convocatória “Street Art Porto – Caixas EDP”, uma iniciativa integrada nas ações de arte urbana da cidade do Porto, organizado pela Câmara Municipal do Porto (CMP), através da PortoLazer, e que quer eleger as melhores propostas.

O objetivo da iniciativa é “contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado”, lê-se no regulamento.

No concurso podem participar artistas nacionais e internacionais, de forma individual ou coletiva. Cada participante vai poder apresentar até duas propostas, cada uma para intervenção num conjunto de cinco caixas de distribuição de energia elétrica.

O júri ainda não está definido. Ainda assim, vai incluir um representante da PortoLazer ou da autarquia, bem como representantes da arte urbana do Porto. As melhores propostas vão ser distinguidas tendo em conta alguns critérios. “As propostas têm de ter qualidade artística e refletir algum entendimento sobre a própria localização”, notou Cláudia Melo. “Quando lançámos a proposta para a rua das Flores, apelámos a que os artistas tivessem em conta as características da rua, quer em termos históricos, quer em termos de presença atual, e nestas localizações também apelámos a esse entendimento de rua”, concluiu.

Às propostas selecionadas vão ser atribuídos 300 euros para as despesas de produção. As candidaturas podem ser enviadas até dia 11 de abril, através de correio eletrónico ([email protected]) com ficha de inscrição, memória descritiva, portefólio com os trabalhos realizados e maqueta da proposta.

 

Artigo editado por Sara Gerivaz