A edição deste ano do “Há filmes na Baixa”, promovida pela Associação Porto/Post/Doc, apresenta uma novidade face às duas edições anteriores. Sem em 2014 e 2015, a iniciativa tinha yuma programação regular, com a exibição de um filme semanalmente, e uma irregular, com ciclos temáticos, este ano toda a programação vai ter por base ciclos temáticos.

O primeiro ciclo de 2016 contempla a exibição de três documentários premiados no Porto/Post/Doc, que têm como temática a diversidade do documentário contemporâneo. “Behemoth” foi exibido esta quarta-feira. O ciclo prolonga-se até sexta-feira. “Ritos de Passagem” chega esta quinta à tela do Passos Manuel e “Exótica, Exótica etc” encerra o ciclo de março.

O objetivo da associação mantém-se e passa por promover o cinema documental contemporâneo através da cooperação entre as outras artes como a música ou o teatro fazendo com que o público-alvo seja mais alargado.

Ainda sem datas marcadas, o segundo ciclo de filmes vai decorrer no início de abril e vai ser exibida uma retrospetiva de filmes de João Nicolau. A estreia da mais recente produção do cineasta português, “John From”, vai ser também parte da programação do segundo ciclo.

De acordo com a Associação Porto/Post/Doc, a nova aposta em ciclos temáticos apresenta duas vantagens essenciais: por um lado, a concentração em realizadores, tendências, temas ou personalidades e, por outro, uma maior adesão do público ao evento.

 

Artigo editado por Filipa Silva