O jogo particular entre Portugal e a Bélgica acontece esta terça-feira, em Leiria. Inicialmente, a partida estava prevista ser realizada no Estádio Rei Baudouin, em Bruxelas, mas os atentados na capital belga motivaram a alteração do local.

O equilíbrio tem pautado os confrontos entre os dois conjuntos: em 16 vezes que as duas seleções se defrontaram, registam-se seis empates e cinco vitórias para cada lado.

Para a partida desta terça-feira em Leiria, Marc Wilmots tem ao todo, oito ausentes por lesão: aos já indisponíveis Vicent Kompany, Jan Vertonghen, Kevin De Bruyne e Eden Hazard juntaram-se os convocados Alderweireld, Carrasco, Origi e Benteke. Por sua vez, a seleção das quinas vai a jogo apenas sem Moutinho e André André, que ficaram de fora da convocatória por problemas físicos.

Nota ainda para o facto da seleção portuguesa nunca ter perdido com o líder do ranking FIFA, atualmente liderado pela Bélgica. Nas cinco ocasiões em que Portugal teve pela frente o líder da tabela da FIFA registou duas vitórias e um empate com o Brasil (2-1 em 2003, 2-0 em 2007 e 0-0 no Mundial da África do Sul) e uma vitória e um empate com a Espanha, (4-0 em 2010 e um nulo no Euro 2012, embora depois acabasse eliminado no desempate por grandes penalidades).

Este encontro é o último jogo de preparação da seleção nacional, antes de Fernando Santos anunciar a lista dos 23 convocados para a fase final do Campeonato da Europa que se vai realizar em França. O pontapé de saída está marcado para as 19h45 no Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria com transmissão na RTP 1.

Adversários de Portugal

Dois adversários de Portugal na fase de grupos do Euro 2016 também entram em campo esta terça-feira. A Islândia na máxima força desloca-se a Atenas, para defrontar a seleção nacional grega que não conta com os “benfiquistas” Samaris e Mitroglou.

A Áustria recebe em Viena a seleção da Turquia. Os austríacos tem em Baumgartlinder a única ausência confirmada, enquanto o técnico Fathi Terim não pode contar com o avançado Burak Yilmaz e com o defesa Hakan Balta.

A bola começa a rolar às 19h30 no estádio Ernst Happel na capital austríaca.

Outros jogos a não perder

Alemanha – Itália (19h45, Sportv 1)

Os campeões do mundo defrontam em Munique  a “squadra azzurra”. As duas seleções já se defrontaram trinta e duas vezes, com clara vantagem para os italianos: 15 vitórias contra sete germânicas, registando-se dez empates.

O técnico alemão Joachim Low não pode contar com Manuel Neuer, Mats Hummels, Karim Bellarabi e Julian Draxler todos lesionados. Do lado transalpino, afastados do encontro também por lesão estão os defesas Chiellini, Barzagli e os médios Claudio Marchisio, Bonaventura e Emanuele Giaccherini.

O desafio tem início às 19h45 no estádio Allianz Arena, casa do Bayern de Munique.

Inglaterra – Holanda (19h45)

A seleção dos três leões entra em campo às 19h45 frente à Holanda no Estádio de Wembley.

Os ingleses estão privados do guarda-redes Jack Butland e de Wayne Rooney para a partida frente aos comandados de Danny Blind. A laranja mecânica tem como indisponíveis Robben Wesley Sneijder, Daley Blind e Cillessen.

Nas 19 partidas já realizadas entre os dois conjuntos, existe um completo equilíbrio entre as duas formações: cinco vitórias para cada país e nove empates.

O jogo que vai começar às 19h45 marca também o regresso de Daniel Sturridge à titularidade um ano e meio depois.

França – Rússia (20h, Sportv2)

O Stade de France, palco de abertura do Euro 2016, vai receber o jogo entre gauleses e russos. Karim Benzema continua a ser a principal ausência no conjunto de Didier Dechamps enquanto o técnico russo não pode contar com Igor Denisov engripado.

Russos e franceses encontraram-se pela última vez à 14 anos com um empate sem golos. Na soma de todos os jogos, registam-se duas vitórias para cada nação e um empate nas cinco vezes que mediram forças.

O Stade de France vai receber às 20h00 o jogo entre os “bleus” e os russos.

 

Artigo editado por Sara Gerivaz