Para assinalar o 71º aniversário do Cineclube do Porto foram convidados “os dois grandes clássicos” do cinema, “Johnny Guitar” de Nicolas Ray e “Scarface” de Howard Hawks. Passam ambos na Casa das Artes, como toda a programação de cinema do mês, neste caso na semana de aniversário do Cineclube.

O “Cinema do Mundo” foi o tema escolhido para o mês de aniversário da organização.

Do continente asiático pode assistir-se ao filme “A Assasina” de Hou Hsiao-Hsien, vencedor do prémio de melhor realização no festival de Cannes 2015 e Apichatpong Weerasethakul com o documentário ” Mekong Hotel”.

O filme exibido em fevereiro no Cineclube do Porto da America do Sul: de Patricio Guzmán com “ O Botão de Nácar” volta ao destaque no mês de abril.

Programação

Sábado, 2 de abril, 18h00 – “O Filho de Saul”

Quinta-feira, 7 de abril, 21h30 – “A Assassina”

Sábado, 9 de abril, 18h00 – “A Modista”

Quinta-feira, 14 de abril, 21h30 – “Johnny Guitar”

Sábado, 16 de abril, 18h00 – “Scarface”

Quinta-feira, 21 de abril, 21h30 – “O Botão de Nácar”

Sábado, 23 de abril, 18h00 – “Mekong Hotel”

Quinta-feira, 28 de abril, 21h30 – “John From”

sábado, 30 de abril, 18h00 – “Os cavalos de Deus”

E para completar a programação vai ser exibido o filme australiano “ A Modista” de Jocelyn Moorhouse e o oscarizado “ Filho de Saul” de László Nemes encerrando com o último filme de João Nicolau, “John From” e o filme do realizador marroquino Nabil Ayouch: “ Os cavalos de Deus”.

No dia em que se assinala o aniversário do Cineclube, inaugura-se a exposição Cinema Gráfico na Cooperativa Árvore, a qual se estende até 26 de abril.

Nesta exposição vão ser apresentadas reproduções de seis capas de programas criadas na década de 50 ​dos artistas: Adelino Felgueiras; Alice Sousa; Ângelo de Sousa; António Bronze; Armando Alves e ainda Manoel Pinto e Pedro Ramalho.

A exposição marca também o lançamento de uma edição das várias gravuras que vão estar à venda para o público.

 

Artigo editado por Filipa Silva