É já no próximo sábado, dia 2 de abril, que começa mais uma edição da Feira do Livro Novo e Usado, no espaço da reitoria da Universidade do Porto (UP). O evento, apoiado pela U.Porto Edições e organizado por dez livrarias do Porto, já se realiza desde 2010 e este ano traz a temática do “Porto”. A Feira vai passar a ocupar o espaço da reitoria nos primeiros sábados de cada mês, a partir de abril.

Com entrada livre, o evento promete agradar a miúdos e graúdos, com uma variada seleção de livros destinados a diferentes gostos e a diferentes bolsos. Tal como o nome indica, a Feira do Livro Novo e Usado oferece a todos os interessados a oportunidade de comprar, em promoção, livros em segunda mão ou “novos em folha”.

Cláudia Ribeiro, sócia gerente da livraria Lumière e uma das organizadoras da iniciativa, explica ao JPN que o carácter mensal adotado pela feira é justificado pela necessidade de “criar uma rotina, quer para os livreiros, quer para as pessoas que visitam a feira” e também de complementar a “nova imagem” imaginada, este ano, para o evento.

O tema desta edição foi, segundo Cláudia, “escolhido unanimemente” entre as várias livrarias e, para ela, não tem justificação mais simples: “É a nossa cidade”. A responsável pela livraria Lumiére acrescenta que os temas das próximas edições ainda não foram decididos.

Cláudia Ribeiro afirma também que a participação na Feira do Livro Novo e Usado traz vantagens como “mais visibilidade para as livrarias do Porto e para as suas ofertas” e a “maior rentabilidade para os livreiros”. A sócia gerente da livraria confessa que a logística e a organização deste tipo de eventos envolve muita dedicação, “sobretudo com a alteração de imagem”.

Os livreiros do Porto responsáveis pela iniciativa vão estar representados nas várias edições do evento. Candelabro, Homem dos Livros, Imprensa Nacional Casa da Moeda, João Soares, Lumière, Paraíso do Livro, Poetria, Sítio do Livro, Utopia e Varadero são os nomes das livrarias portuenses que vão marcar presença nas arcadas da reitoria da Universidade do Porto, nas próximas edições da feira.

A primeira edição do evento deste ano vai decorrer entre as 10h e as 19h e vai contar com a presença do historiador Germano Silva, das 15h às 17h.

Artigo editado por Sara Gerivaz