Euronext, empresa que detêm as Bolsas de Lisboa, Bruxelas, Paris e Amesterdão, anunciou em comunicado que Maria João Rodrigues é a nova presidente da Bolsa de Lisboa. É a primeira vez, na história portuguesa, que uma mulher assume o cargo de presidência.

A nova CEO da Euronext Lisbon foi eleita por unanimidade e vai assumir funções no segundo semestre de 2016. Maria João Rodrigues integrava uma função executiva na Caixa Geral de Depósitos (CGD) e também assumia funções de marketing e das TI/operações. A nomeação vem no seguimento da saída de Luís Laginha de Sousa.

A nova CEO da Bolsa portuguesa tem 45 anos e uma vasta experiência na área financeira dos negócios realizados em Bolsa. Os desafios vão ser vários, mas o foco está em inverter a perda de dimensão da Bolsa portuguesa.

Em comunicado, a sociedade gestora da Bolsa, afirma que Maria João Rodrigues é “a pessoa mais relevante para liderar as funções da Euronext em Portugal”. O cargo vai ser assumido quando Maria João Carioca Rodrigues receber as aprovações relevantes regulatórias dos acionistas e quando completar as suas funções actuais na CGD.

O CEO da Euronext destacou que está confiante que a vasta experiência de Maria João permita a continuidade do desenvolvimento das operações em Portugal. , Stéphane Boujnah acrescentou ainda que estão “muito satisfeitos em receber Maria João Carioca” e agradece “por aceitar esta posição chave no seio do grupo”.

Rui Matos, CEO interino da Interbola, e Isabel Ucha, CEO interina da Euronext Lisbon vão permanecer nos seus cargos até a nomeação ser oficial.

Artigo editado por Sara Gerivaz