A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinou um acordo com a NASA, que permite que os estudantes universitários portugueses possam estagiar na agência espacial.

O acordo foi assinado a 28 de março, durante a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, aos Estados Unidos da América (EUA). A visita teve como objetivo reforçar a cooperação científica e tecnológica entre Portugal e os EUA.

Os estágios vão ser concedidos através de um concurso, lançado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Aos alunos escolhidos vão ser ainda concedidas uma bolsa de estágio, financiada pela FCT. Já o alojamento vai ficar a cargo da NASA.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) revelou que o programa de estágios começa este ano, já com cinco alunos. O objetivo é, no entanto, aumentar o número nos próximos anos. As datas e o montante financiado não são ainda conhecidos.

O intercâmbio académico e científico entre Portugal e os EUA foi também incentivado através do reforço da participação de Portugal no Programa Fulbright e pelo reforço do estímulo a jovens norte-americanos para estudarem e fazerem investigação em Portugal, através do Programa “Study Abroad”.

Da viagem, que contou com a presença do presidente da FCT, Paulo Ferrão, resultou também o debate sobre um novo programa de cooperação científica e tecnológica na área do clima, das alterações climáticas, da energia e dos oceanos com ênfase no Atlântico. Foi dada uma especial relevância aos Açores e ao seu posicionamento devido à possibilidade de se de desenvolver uma estação de investigação internacional no arquipélago. No final de junho, vai ser realizado um encontro no arquipélago que vai reunir investigadores de todo o mundo.

Artigo editado por Filipa Silva