O Sport Lisboa e Benfica joga, esta terça-feira, a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões frente ao Bayern de Munique. Esta noite, na Allianz Arena, a equipa de Rui Vitória defronta um colosso do futebol mundial e os números não mentem.

Numa das principais casas de apostas desportivas online, a “odd” para a vitória dos bávaros sobre os portugueses é de 1.20 e para o empate é de 7.50. Quer isto dizer, que por cada euro apostado no triunfo benfiquista, o retorno é de 17 euros. O Bayern é, apoiado pela estatística e pela história, super favorito.

Nesta Liga dos Campeões 2015/16, a formação da Baviera é a equipa com mais golos (25), a quarta melhor defesa (7 golos sofridos), com melhor média de posse de bola (67%), a segunda equipa com mais vitórias (6) e menos derrotas (1), a segunda com mais remates (177) e a primeira em “disparos” à baliza (74). Em termos de passe, a primeira em número de passes tentados (6111), completados (5603) e média de acerto (92%).

As únicas estatísticas em que o Benfica é superior é no número de faltas cometidas (116 contra 89), sofridas (106 contra 90) e cartões amarelos (25 contra 12). Quando forem 19h45, o polaco Szymon Marciniak vai dar início à partida e o Benfica lutará contra a invencibilidade caseira do Bayern nesta edição da “Champions”.

Juventus, Arsenal, Olympiacos e Dinamo de Zagreb foram, até agora, vítimas da equipa de Pep Guardiola e dos mais de 70 mil adeptos nas bancadas da Allianz Arena. Nos quatro duelos europeus caseiros até agora, o Bayern marcou 18 e concedeu apenas 3 golos. Desde que é treinador, o catalão atingiu sempre os quartos-de-final da Liga dos Campeões e os “Die Roten” procuram alcançar a quinta meia-final consecutiva.

Fussball Club Bayern München e Sport Lisboa e Benfica defrontaram-se em três eliminatórias no passado. O registo dos seis jogos é de quatro vitórias alemãs e dois empates a zero. A equipa portuguesa marcou quatro golos e sofreu 16, nunca tendo conseguido a passagem. A última vez que se encontraram foi precisamente há vinte anos (1995/96), nos oitavos-de-final da Taça UEFA.
Nesta altura da competição, o Benfica tenta atingir as meias-finais pela primeira vez nos últimos 25 anos – a última passagem por esta fase data da época 1989/1990, sob o comando de Sven-Goran Eriksson. Tendo caído nos “quartos” em 2011/12, contra o Chelsea, o emblema da Luz procura fazer jus ao histórico de 19 vitórias nos últimos 20 jogos oficiais.

Do seu lado, os comandados de Rui Vitória têm um registo de que só o Barcelona se pode gabar: são a única equipa, ainda em competição, que marcou em todos os jogos disputados nesta edição da liga milionária.

Em 24 jogos, o histórico do Bayern Munique contra equipas portuguesas é de 14 vitórias, oito empates e duas derrotas, ambas contra o Futebol Clube do Porto: na final da Taça dos Campeões Europeus (1987) e nos quartos-de-final da Liga dos Campeões do ano passado. Dia 15 de abril de 2015, no Estádio do Dragão, os germânicos perderam por 3-1. Os dois golos de Quaresma e um de Jackson Martinez deram a vitória à equipa então treinada por Julen Lopetegui. Na segunda volta, uma formação bávara ainda com Dante e Schweinsteiger (entretanto vendidos) e sem Arturo Vidal e Douglas Costa (aquisições de pré-temporada), goleou os portistas por 6-1.

De fora, na equipa da casa, para o embate de mais logo, encontram-se lesionados Boateng e Robben. Já o SL Benfica não pode contar com o guarda-redes Júlio César e o central Luisão, ambos por lesão. O jogo terá transmissão em direto na RTP1 e na Sport TV1.

Ficha de jogo
Liga dos Campeões 2015/16
Terça-feira, 5 de abril às 19h45
Bayern Munique – SL Benfica
1ª mão dos quartos-de-final
Allianz Arena, Munique (Alemanha)

Árbitro: Szymon Marciniak (Polónia)

Equipas prováveis
Bayern Munique
Neuer (GR), Lahm, Javi Martinez, Alaba, Bernat; Xabi Alonso, Vidal, Douglas Costa, Ribery; Muller e Lewandowski.

SL Benfica
Ederson (GR), André Almeida, Lindelof, Jardel, Eliseu; Fesja, Renato Sanches, Pizzi, Gaitan; Jonas e Mitroglou.