A “Passadeira de Palavras” é mais uma iniciativa do Programa de Arte Urbana do Porto e consiste na pintura, no chão, de palavras que definam o “Porto”, os “Livros” e a “Literatura”. A inauguração da obra tem data marcada para 23 de abril, Dia Internacional do Livro, na Rua das Carmelitas.

Em parceria com a Livraria Lello, que comemora, este ano, o seu 110º aniversário, o “Bairro dos Livros” lançou o desafio a todos os interessados: enviar uma palavra que queiram ver desenhada no chão e que represente a cidade e os livros. A “Passadeira de Palavras” vai atravessar a rua da centenária Lello até setembro deste ano.

Maria Inês Castanheira é fundadora do “Bairro dos Livros” e explicou ao JPN que a iniciativa decorre dos objetivos do próprio projeto: “animar a cidade e promover o livro e a leitura”. A justificação do local não poderia ser mais simples: “A Livraria Lello é um espaço muito procurado por turistas e por pessoas que gostam de livros e dessa atmosfera. Porque não juntar portugueses e estrangeiros que gostam do mesmo?”, conclui.

O “Bairro dos Livros” já recebeu várias propostas, inclusive de palavras em outras línguas. Maria Inês Castanheira acredita que a iniciativa “vai ter muita adesão” e que é uma “experiência que permite a partilha de momentos” entre quem participa nela. “Vivemos num mundo virtual, mas é neste tipo de encontros que nos juntamos todos”, defende a escritora.

Na opinião da fundadora do “Bairro dos Livros”, a “Passadeira de Palavras” é “uma forma de fazer arte urbana para além dos graffitis e outras manifestações artísticas, trabalhando temas como a literatura”.

A possibilidade de enviar sugestões alarga-se até ao dia 18 de abril.

 

Artigo editado por Filipa Silva