Abrir portas à cidade. Esta é a proposta do Open House Porto, que nos dias 18 e 19 de junho, convida o público a conhecer a riqueza e o património arquitetónico de três cidades: Porto, Gaia e Matosinhos. O projeto sem fins lucrativos conta com a participação de voluntários para descobrir os melhores trabalhos de arquitetura.

Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitetura, frisa ao JPN a importância da participação dos voluntários neste projeto pelas vantagens que apresenta. “Os voluntários têm a oportunidade de conhecer edifícios públicos e privados, que muitas vezes não são permitidos”, esclarece.

Durante o fim-de-semana, o público é convidado a descrever o seu próprio itinerário, explorando a arquitetura através de um novo olhar. Na segunda edição da iniciativa, a população pode visitar diversas tipologias de edifícios antigos e contemporâneos. O Open House Porto permite aos visitantes escolher o tipo de visita que pretende realizar.

A “livre” que corresponde ao horário estipulado e sem acompanhamento, a acompanhada que é orientada pela equipa de voluntários e a visita comentada pelo autor do projeto ou por um especialista convidado.

O número de candidaturas tem registado muita adesão e, até ao momento, a organização aponta para os 200 voluntários inscritos. As inscrições podem ser feitas até ao dia 8 de abril. A participação do público no evento é gratuito.

No ano passado, o Open House Porto contou com 11 mil visitas e, por isso, a organização optou por reativar o projeto.

A ideia

A ideia de criar o Open House surgiu em Londres, em 1992 por Victoria Thornton e realiza-se em diversas cidades do mundo. Em Portugal, o Open House teve a primeira edição em Lisboa, em 2012, e desde logo se revelou um caso de sucesso reconhecido com duas nomeações para os prémios Time Out, na categoria “Evento do Ano”, registando, a cada edição, uma média de 14 mil visitantes.

No Porto o Open House apresenta uma exceção: ao contrário do habitualmente estipulado, as edições na Invicta são realizadas em três cidades dos municípios da Frente Atlântica.

O Open House é uma co-produção da Casa da Arquitetura e da Trienal de Arquitetura de Lisboa. O evento conta com a Câmara Municipal do Porto (CMP) como parceiro estratégico e dos municípios de Gaia e Matosinhos como parceiros do evento.

Artigo editado por Sara Gerivaz