Reabilitar, restaurar e construir. Este foi o destino dos dois edifícios burgueses gémeos do séc. XX, que agora são a nova casa da Ordem dos Arquitetos Secção Regional do Norte (OASRN) e do projeto Norte41º – Centro de Arquitetura, Criatividade e Sustentabilidade.

O percurso foi longo e só ao fim de 14 anos a OASRN consegue inaugurar a nova sede. O processo iniciou-se em 2002, mas foi em 2014 que avançou devido à reposição de fundos europeus, concretamente com a comparticipação da ON.2 – O Novo Norte, concedido  através do Fundo Europeu de Desenvolvimento.

Este novo espaço vem preencher todos os requisitos que as antigas instalações, na Rua D. Hugo, não podiam preencher. A nova sede garante, assim, os serviços de apoio necessários aos arquitetos e à sua prática profissional. É ainda um local privilegiado de debate e pretende assumir-se, através das valências criadas, como “o epicentro do conhecimento arquitetónico do Norte do país”.

A nova sede situa-se agora na Rua Álvares Cabral, no Porto, e tem 1.588 metros quadrados. As duas casas adquiridas pela OASRN em 2002 partilham agora um portão azul. À direita, está o edifício restaurado, à esquerda o edifício reabilitado e, ao fundo, uma construção de raiz que contrasta com as outras duas construções.

A obra ficou a cargo do gabinete NPS Arquitetos, representado por Rui Neto, Odete Pereira e Sérgio Silva, que ganhou o concurso público lançado em 2004.

Cada edifício tem o seu propósito. A vivenda da direita acolhe os serviços administrativos, como a sala de reuniões e a sala da presidência. Já a da esquerda, que precisou de mais obras e que o vice-presidente, Alexandre Ferreira, considera “a irmã mais pobre”, destina-se sobretudo ao público. Alberga várias salas de formação que ocupam os espaços, bem como uma biblioteca, um centro documental, espaços de “coworking” e a “Sala dos Arquitetos”, reservada aos membros.

As remodelações foram muitas e, em alguns casos, imprescindíveis devido às exigências de eficiência energética. Mas nem por isso o espaço perdeu o seu passado burguês. Em algumas salas, mesmo que tenha implicado a perda de pontos de sustentabilidade, foi possível salvar as características que tão bem diferenciam a nova sede da OASRN: os tetos ornamentados, as paredes pintadas que se assemelham a seda, os painéis de madeira trabalhados e as “bow windows”.

Durante a visita, a presidente da OASRN, Cláudia Costa Santos contou como foi possível recuperar algum do património de um dos edifícios. “A antiga dona da casa ligou-nos e disse que tinha umas coisas que pertenciam à casa e tinha levado nas mudanças. Quando fomos ver, eram estes painéis de madeira que pintamos de branco”.

Já o edifício, que segundo Cláudia Costa Santos parece um U em planta”, tem um “cariz mais contemporâneo” e foi construído para unir as vivendas. Funciona também como entrada para o público e tem um lado mais social, já que é lá que se encontra a cafetaria, a livraria, a sala de exposições, a receção e um pequeno auditório para 60 pessoas. “Um auditório grande é algo muito caro e não se justificava”, explicou o vice-presidente Alexandre Ferreira.

 Norte41º

Agregada às três frentes essenciais ao projeto – restauro, reabilitação e construção -, está também a vertente da eficiência energética e da sustentabilidade. Estas condições são necessárias para a candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional, que foi feita em 2010 e que se traduz na criação do projeto Norte41º.

O Norte41º – Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade pretende promover a procura de soluções adequadas para a valorização e qualificação ambiental, dando resposta a desafios lançados ao nível europeu. Tem ainda como missão promover projetos de “investigação, formação e divulgação” de temas da prática profissional do arquiteto.

A inauguração da nova sede da OASRN é já no próximo sábado e vai contar com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do vereador do Pelouro da Habitação e Acção Social, Manuel Pizarro, em representação da Câmara Municipal do Porto.

Vai ser anunciada a iniciativa a “Arte Pública Norte41º”, que tem como finalidade a criação de uma peça artística identificativa da nova sede da OASRN. Para quem comparecer, vai ser ainda feita uma visita guiada às novas instalações.

 

 

Artigo corrigido às 11h45 do dia 13 de abril de 2016. A equipa responsável pelo projeto é integrada pelo arquiteto Rui Neto e não Hugo Neto, conforme, por lapso, inicialmente mencionamos.

 

Artigo editado por Filipa Silva