O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) lançou esta quarta-feira uma proposta de reposição do desconto do passe sub23, acessível a todos os estudantes e não apenas a bolseiros. A proposta foi endereçada ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em conjunto com uma carta, na qual expõe seis pontos pelos quais “devem ser repostos os descontos”, confirma ao JPN Hugo Carvalho, presidente do CNJ.

O CNJ vê no novo Governo uma oportunidade para a reposição do desconto que em muito pode ajudar os estudantes. “Foram colocados, recentemente, 17 milhões ao dispor do negócio dos taxistas para a modernização, portanto entendemos que existe orçamento para esta ajuda tão importante para os estudantes, especialmente quando passam pelas dificuldades que sabemos hoje”, esclarece Hugo Carvalho.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude disse ao JPN que pretende, além da reposição, um alargamento do desconto a jovens até aos 30 anos, com o objetivo de implementar na sociedade o uso de transportes públicos: “Isto porque consideramos que uma verdadeira política de mobilidade sustentável, inclusiva, vanguardista e de futuro, passa inequivocamente pelo incentivo do uso habitual de transportes coletivos por jovens, pelo que não pode deixar de ser considerado o novo paradigma da educação superior em Portugal”, pode ler-se na carta, à qual o JPN teve acesso.

Hugo Carvalho indica também que o Conselho Nacional da Juventude está confiante de que a proposta vai ser bem recebida pelo ministro do Ambiente. Além da carta, foi enviado também um pedido de audiência para que possam discutir pormenores da proposta. “Entendemos que é através deste diálogo que o devemos fazer. E estamos certos que o senhor ministro nos vai convocar em breve para conversarmos sobre o assunto e para podermos perceber como é que podemos proceder para que estes descontos sejam efetivos novamente para os jovens”, explana o presidente do CNJ.

Hugo Carvalho referiu ainda que não vê isto como uma proposta, mas sim como um pedido: “Isto não é uma proposta, é apenas um pedido do cumprimento do que está estabelecido na lei do governo anterior ao ultimo, portanto a lei é do governo de José Sócrates”.

Artigo editado por Sara Gerivaz