Para começar um negócio, é preciso estruturar um modelo e conseguir oportunidades de financiamento. É sobre isso que se vai falar esta quinta-feira na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), às 18h00. A palestra está integrada no “Roteiro do Empreendedor – Caminho para as Jornadas”, é iniciativa organizada pela Federação Académica do Porto (FAP).

Este momento abre portas da FADEUP a Marco Lamas, fundador da empresa IncubIT, a partilhar a sua experiência, na primeira palestra de quatro palestras a serem realizadas durante o mês de abril.

Para fomentar nos jovens a vontade de inovar e de serem empreendedores seguem-se mais três momentos, espalhadas por várias instituições de Ensino Superior do Porto. Os temas são, também eles, diversos e estão todos ligados à questão do empreendedorismo.

“Inovação, Marketing e Vendas” é a paletra que se segue e vai decorrer na Faculdade de Ciências do Porto (FCUP), no 21 de abril às 18h00. Para partilhar o seu conhecimento, Marina Caldas Machado, “Business Development Manager”, é desta vez a convidada.

Portugal 2020 e as suas oportunidades e financiamentos vão ser os temas chamados a discutidos no dia 26, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). Gabriel Machado é o fundador da empresa iConsulting e vai estar presente na palestra.

Raquel Soares, da empresa Love People, fecha o ciclo de palestras do roteiro na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP). Às 18h00 do dia 27, Raquel vai falar sobre “Personal Branding”.

Esperadas quatro dezenas de estudantes por sessão

O facto do evento passar por diferentes instituições – públicas, privadas, politécnicos e faculdades da Universidade do Porto – foi uma estratégia da FAP para poder chegar ao maior número de estudantes. Camilo Rebelo, membro da direção da estrutura, adianta ao JPN que as expetativas para esta edição do “Roteiro do Empreendedor” rondam as três ou quatro dezenas de pessoas por sessão.

O evento segue a mesma estrutura do Roteiro do Emprego, pelo que a FAP espera o mesmo número de participantes. “Os estudantes da Academia do Porto têm demonstrado, pelo contexto do nosso país, um interesse acrescido. No entanto, as sessões têm algumas limitações, nomeadamente o espaço em que decorrem”, esclarece ao JPN, Camilo Rebelo.

O evento “Roteiro do Empreendedor – Caminho para as Jornadas” – com entrada gratuita e aberta a todos os estudantes – antecede e prepara as “Jornadas de Empreendedorismo Diogo Vasconcelos 2016”. As jornadas de homenagem ao primeiro presidente da FAP foram realizadas pela primeira vez em 2011 e têm o objetivo de estimular, nos jovens, uma vontade de inovar e dotá-los com as ferramentas necessárias para fazer crescer os seus próprios projetos.

No primeiro semestre do próximo ano letivo, vai haver outra edição do “Roteiro do Empreendedor – Caminho para as Jornadas”, já mais próximo das “Jornadas de Empreendedorismo Diogo Vasconcelos 2016”.

Artigo editado por Sara Gerivaz