Os sorteios relativos às meias-finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa decorreram esta sexta-feira. As cerimónias foram apresentadas pelo português Pedro Pinto, porta-voz oficial da UEFA, em Nyon, na Suíça. A Espanha é o país mais representado, com duas equipas em cada competição.

Liga dos Campeões

A primeira equipa sorteada foi o Manchester City, que chega pela primeira vez às semifinais da Liga dos Campeões. Os ingleses vão defrontar a formação do Real Madrid.

Em confrontos anteriores entre as duas equipas, a vantagem vai para a equipa de Cristiano Ronaldo, com uma vitória e um empate em dois jogos. O português, recorde-se, é o melhor marcador desta edição da Liga dos Campeões, com 16 golos em dez jogos.

O segundo jogo vai opor o Atlético de Madrid ao Bayern de Munique, que afastou o Benfica nos quartos de final.

O tricampeão alemão volta assim às meias-finais da Liga dos Campeões, após ter sido eliminado pelo Barcelona na época transata. Na última vez em que o Atlético chegou à meia-final, em 2013/2014, venceu o Chelsea por 3-1 na soma das duas eliminatórias, vindo depois a perder com o Real Madrid na final, em Lisboa.

No frente-a-frente europeu, a história está do lado dos alemães. Nas duas vezes em que as formações bávara e madrilena se encontraram, o Bayern conseguiu uma vitória e um empate.

Os jogos das meias-finais vão ter lugar a 26 e 27 de abril e a 3 e 4 de maio. A final está marcada para 28 de maio no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão.

Liga Europa

A primeira bola retirada foi a do Shakhtar Donetsk, que vai defrontar o Sevilha, a equipa que venceu as duas últimas edições da competição. As formações ucraniana e espanhola nunca se defrontaram em competições europeias.

Nos quartos de final, o Shakhtar eliminou facilmente o Braga. Já a equipa do Sevilha teve de suar a camisola para ultrapassar o Athletic Bilbao.

Diz a estatística que, sempre que o Sevilha atingiu os quartos de final da competição, ergueu o troféu. No entanto, da única vez que o Shakhtar ultrapassou os oitavos, acabou também por vencer a competição.

O segundo jogo vai ser entre o Villareal e o Liverpool.

Nas duas vezes em que a equipa espanhola chegou a esta fase da competição, foi sempre eliminada. Na época de 2010/2011, perdeu a eliminatória contra o Porto, que viria a erguer a taça. Já o Liverpool, tem um registo bem mais favorável. Nas cinco semifinais que a equipa alcançou, venceu três e perdeu duas.

As meias-finais estão marcadas para dia 28 de abril e 5 de maio. A final da segunda competição mais importante da UEFA vai ocorrer no dia 18 de maio em Basileia.

 

Artigo editado por Filipa Silva