Pela primeira vez no Porto com caráter oficial, as comemorações do 25 de Abril vão ter lugar no coração da cidade, a Avenida dos Aliados. É aqui que, na noite de 24 para 25, se podem ouvir êxitos como “Filhos da Nação”, da banda Quinta do Bill. Mais tarde, às 23h45, atua o Coral de Letras da Universidade do Porto (CLUP) para, logo de seguida, se assistir a um espetáculo de fogo-de-artifício à meia-noite.

Já na segunda-feira, dia 25 de abril, as atividades comemorativas vão dividir-se por vários locais. Às 10h00, na Praça D.João I, há atividades para os mais jovens com alguns jogos tradicionais, “workshops” e ateliês e às 14h00, o Museu Militar do Porto recebe uma homenagem aos resistentes antifascistas. O já habitual Desfile pela Liberdade, que sai à rua em muitas cidades portuguesas, parte no largo Soares dos Reis às 14h30 e termina na Avenida dos Aliados.

Uma hora depois, a música regressa às festividades com os Pauliteiros de Nevogilde e, às 17h00, começa o concerto dos Virgem Suta. Pelo meio, há espaço para uma intervenção da Comissão Promotora das Comemorações Populares do Porto.

As comemorações do feriado são organizadas pela Câmara Municipal do Porto (CMP) em parceria com a  Comissão Promotora das Comemorações Populares do Porto. O primeiro-ministro, bem como outras personalidades do Estado, vão estar presentes na cidade para assistir às atividades.

 

Artigo editado por Filipa Silva