Cristina Assunção, Hélia Aluai, Mirjam Siim  e o coletivo formado por Catarina Rodrigues e Thiago Marcial são os vencedores do concurso “Street Art Porto – Caixas EDP” cujo objetivo era eleger as melhores propostas de intervenção artística em vinte caixas de eletricidade nas ruas de Cedofeita, Miguel Bombarda e Travessa do Carregal.

A escolha das quatro propostas foi unânime entre os membros do júri, composto pelo artista visual Frederico Draw, a artista plástica Susana Lopes e Cláudia Melo, representante da PortoLazer.

No total foram 44 as propostas recebidas, o que para Frederico Draw dificultou a seleção: “Foi uma escolha difícil porque eram muitas propostas e com uma qualidade bastante elevada. mas o facto de ter sido uma escolha unânime revela que as propostas selecionadas são muito boas”, contou ao JPN.  O artista salientou a diversidade de projetos: “Recebemos propostas de vários artistas de diferentes áreas, como a ilustração e design gráfico”.

Membro do júri, Frederico Draw explicou que na avaliação das propostas teve em conta a originalidade, a qualidade técnica, o conteúdo e o portefólio. “Quando vemos uma simulação gráfica não sabemos muito bem como é que resulta na execução, portanto, uma das coisas a ter em conta é o portefólio dos artistas para ter a certeza de que o trabalho será o esperado”, explicou.

Catarina Rodrigues e Thiago Marcial concorreram ao concurso organizado pela Câmara Municipal do Porto (CMP), através da PortoLazer, e a sua proposta foi uma das quatro selecionadas. Os dois artistas já têm alguma experiência em intervenção urbana. Thiago Marcial  já teve “experiências com intervenções urbanas quando ainda morava no Brasil” e Catarina Rodrigues participou na intervenção artística feita nas caixas do Largo de São Domingos e na pintura do Mural da Rua da Lionesa.

Os dois conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde frequentaram o Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público, e a partir daí desenvolveram em conjunto alguns projetos. A participação no concurso para a intervenção das caixas elétricas foi uma forma de dar continuidade a essa colaboração e os dois confessam estar “bastante entusiasmados” e “ansiosos por começar”.

Thiago Marcial e Catarina Rodrigues explicaram ao JPN como foi o processo criativo: “Começámos por analisar as dinâmicas que se desenrolam no espaço proposto e foi aí que nos apercebemos da base comercial em que a Rua de Cedofeita se sustenta. Sendo assim, propusemos transformar as caixas, de forma lúdica, em produtos tipicamente portugueses conhecidos quase como ícones do próprio país”.

Assim nasceu “É um produto português com certeza!”, o nome dado pelo coletivo ao seu projeto de intervenção, cujo objetivo é  “realçar e valorizar a história portuguesa, nomeadamente os seus produtos, despertando um sentimento de nostalgia”.

Aos artistas responsáveis por cada uma das propostas são atribuídas cinco caixas de eletricidade. As intervenções vão decorrer até 6 de maio e a inauguração está prevista para o dia 7 de maio, coincidindo com as inaugurações simultâneas de Bombarda.

Artigo editado por Filipa Silva