A livraria Lello, que ocupa o lugar 144 da Rua das Carmelitas, no Porto, vai ser restaurada. “O telhado e a fachada, integralmente, as janelas e o vitral com 110 anos vão ser alvo de reparações”, explica José Manuel Lello, administrador da livraria, ao JPN.

Para decorar a lona que tapa os andaimes da fachada da histórica livraria, a Lello convidou dois artistas que estão mais habituados a pintar paredes do que edifícios desta natureza. MrDheo e Pariz One juntaram-se ao estabelecimento, que conta já 110 anos de idade.

Depois de uma parceria em 2015, na qual MrDheo pintou os cheques-prenda do estabelecimento, os artistas vão agora desenhar uma cara nova para uma das livrarias que é “mais do que um símbolo da cidade do Porto. A Lello é hoje considerada uma das, se não a mais bonita livraria do mundo”, sublinha MrDheo.

A iniciativa partiu da Lello. O administrador confessou ao JPN que a ideia principal era sair da caixa e do tradicional, durante os dois meses nos quais a livraria será objeto de obras: “Queríamos fazer algo diferente, endereçamos o convite ao MrDheo e ele aceitou.”

Para reforçar a ideia de afastamento do banal, o artista urbano vai estar, a partir desta quinta-feira e até domingo, na livraria a pintar “in loco”, como o próprio referiu. O criador considera que esta parceria traz, acima de tudo, visibilidade. “Acima de tudo traz atenção e visibilidade. As pessoas veem ali crescer uma obra diferente e uma obra à qual, geralmente, não têm acesso ao processo. Não é muito comum vermos artistas de ‘graffiti’ a trabalhar no local e, só por aí, e pela experiência que eu tenho nesta área, posso garantir que é um fator de grande atração”, referiu MrDheo.

A literatura, a Lello e a cidade vão ser os três grandes vértices sobre os quais a obra de arte vai assentar: “Vamos ter um bocadinho de vitral, vamos ter um bocadinho de tudo aquilo que simbolicamente representa a literatura, os livros para começar, e um pequeno mundo de fantasia que as pessoas vão poder apreciar à medida que vai crescendo”, descreveu o artista urbano.

MrDheo é autor de grandes obras, não só no Porto. O artista já grafitou paredes em várias partes do mundo e considera esta parceria um motivo de orgulho, tendo em conta o caráter histórico de que a livraria se reveste: “É um motivo de orgulho, como é óbvio. [A Lello] Tem 110 anos de história e, portanto, poder associar o meu nome a esta casa e poder criar algo que vai ser visto pelo público e pelos clientes da própria livraria, obviamente que é uma coisa fantástica”, concluiu.

Desde esta quarta-feira que a livraria Lello está encerrada para colocação dos andaimes. Reabre quinta-feira com a presença de MrDheo e Pariz One que vão começar a trabalhar a lona de revestimento dos andaimes.

 

Artigo editado por Sara Gerivaz