A Cidade das Profissões (CdP) vai trazer mais uma edição do concurso Master.Spitch, um evento promovido pela Câmara Municipal do Porto (CMP). A iniciativa surge da vontade da Cidade das Profissões de trabalhar no desenvolvimento de competências profissionais aplicadas à entrada no mercado de trabalho. O concurso, em formato “pitch”, está destinado a todos os que nele queiram participar, sem limitações de idade ou habilitação.

Os candidatos que se inscreverem passam por um processo de seleção, através de uma análise curricular e de uma posterior dinâmica de grupo. A seleção dos 40 candidatos que passam à fase do “Casting” é feita pela organizadora do evento, a Cidade das Profissões. Antes da apresentação feita às várias empresas que constituem o júri, os concorrentes passam pelo “Master Loading Process”, um conjunto de sessões que preparam os candidatos ao nível da comunicação das suas propostas e dos seus objetivos profissionais. O “Casting” vai decorrer, como nas edições anteriores, no Teatro Rivoli.

No dia 11 de maio, os 40 concorrentes selecionados vão apresentar, em 90 segundos, as suas competências profissionais ou uma ideia de negócio. No final, cabe ao júri selecionar 20 finalistas que vão ter a oportunidade de participar no “Skills Makeover”, o programa que dota os candidatos de competências de comunicação, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e definição do seu objetivo profissional.

Quanto ao prémio, o vencedor final vai ter acesso à “Master Box”, constituída por pequenos prémios de formação contínua: cursos de línguas, formação ao nível das competências profissionais, estágios e visitas a empresas são algumas das possibilidades que formam a recompensa final do concorrente que ganhar o “Master.Spitch”.

O JPN falou com a coordenadora da Cidade das Profissões, Palmira Santos, que se mostrou orgulhosa do maior evento que a organização prepara anualmente: “Estamos a evoluir de edição para edição”, afirma. Palmira Santos acredita que a fasquia do concurso está muito elevada, uma vez que “a qualidade dos candidatos é cada vez maior e o ‘feedback’ das empresas é muito positivo”. A coordenadora da CdP acredita que a preparação que os candidatos recebem no concurso, ainda que não cheguem a finalistas, faz com que “estejam mais seguros na entrada para o mercado de trabalho”.

Com altas expetativas, Palmira Santos confessa ao JPN que “a equipa organizadora está muito empenhada e envolve muitos parceiros novos”. Para Palmira, o mais importante nos concorrentes é a “vontade de participar e uma boa definição dos objetivos profissionais”, além das competências e da originalidade dos projetos de negócio. “Queremos candidatos que queiram uma integração no mercado de trabalho”, assegura a coordenadora da CdP.

Segundo Palmira Santos, o “Master.Spitch” foi criado com a intenção de “ser um evento de grande dimensão que trabalhe mais o foco de desenvolvimento de competências e do perfil das pessoas que procuram emprego, mas que também tenha uma vertente empreendedora”.

As inscrições para o concurso fecham no dia 28 de abril e podem ser feitas aqui.

Artigo editado por Sara Gerivaz