A Sceelix, incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da UP (UPTEC), lançou uma tecnologia 3D inovadora. A startup surgiu em 2015 e foi criada por Francisco Rebello de Andrade e Pedro Brandão da Silva com o objetivo de criar cenários 3D para jogos.

Esta tecnologia, que é aplicada aos jogos online, é revolucionária: “Nós somos três a 10 vezes mais rápidos que as soluções que existem atualmente no mercado”, garantiu ao JPN Francisco Rebello de Andrade. “A partir deste momento, nós definimos como é que um objeto é construído, nós determinamos as propriedades e depois o computador encarrega-se de desenvolver isso. A partir deste momento a diferença entre termos um ou 100 edifícios é um parâmetro”, continuou o jovem de 28 anos.

Francisco explicou que a Sceelix “é um software para criação de cenários 3D”. “Temos uma ferramenta que, a partir de uma linguagem visual, permite às pessoas criar regras e parâmetros para a construção de um cenário” o que significa que conseguem “simular o crescimento da vegetação ou imitar um estilo arquitetónico” e, a partir daí, pode-se “ gerar uma cidade, planetas ou espaços interiores”, constatou o co-fundador da Sceelix.

Para desenvolver esta tecnologia, Francisco e Pedro falaram com pessoas de áreas como planeamento urbano, arquitetura, desenvolvimento de jogos, animação e realidade virtual. Passaram também por programas de aceleração de startups: participaram na iUP25K, na Anje Startup Accelerator (ASA) e no programa Carnegie Mellon Portugal que os levou até St. Pittsburg e Sillicon Valley, nos EUA. 

Francisco garante que as perspetivas paro futuro são boas: “O mercado dos jogos está em crescimento”.

 

Artigo editado por Filipa Silva