A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” (FPCCSIDA) quer aliar a arte à solidariedade, com a “I SOLIDARTE: Exposição Solidária de Arte – Uma obra uma vida”. Metade do valor das vendas das obras de arte reverte a favor de projetos desenvolvidos pela fundação e pelo Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto (CAOJ).

A angariação de fundos, segundo Filomena Frazão de Aguiar, administradora executiva da fundação, vai proporcionar o desenvolvimento de alguns projetos de apoio a pessoas “que vivem bastante longe”, a quem têm de “levar medicamentos e no desenvolvimento das ações junto de jovens, adolescentes, e dos pais que fazem parte do projeto CAOJ, no Porto”.

Além do apoio financeiro, a iniciativa da FPCCSIDA pretende “promover a arte dos artistas, que aderiram de uma forma espantosa para apoiar a fundação, e também porque é uma forma solidária de eles próprios contribuírem com o trabalho deles para o desenvolvimento deste tipo de projetos, de cariz humanitário”, refere Filomena Frazão de Aguiar.

A partir desta sexta-feira e até ao dia 24 de maio, na Casa das Artes, vão estar expostas obras de arte de pintura, escultura, cerâmica, desenho, ilustração, serigrafia, gravura e fotografia. Fátima Lopes, André Lemos Pinto, Miriam Rodrigues e Maria Rosas são alguns dos artistas que aderiram à iniciativa.

 

Artigo editado por Filipa Silva