Algumas estão relacionadas com as associações académicas, universidades ou cursos, enquanto que outras foram simplesmente criadas por grupos de amigos. As categorias e os conceitos das barracas da Queima das Fitas do Porto são variados e a criatividade não tem limites. Apesar da diversidade, todas têm um objetivo em comum: não deixar que os estudantes passem sede e proporcionar momentos de pura diversão.

O JPN andou pelo recinto e decidiu premiar algumas bancas. Uma lista possível – no total são mais de cem – à qual seguramente se podiam juntar outras.

A mais atrevida – “Bar’Tanetes”

Na barraca dos “Bar’Tanetes” há um desafio para as raparigas. Se oferecerem uma peça de lingerie, recebem em troca bebidas grátis. Ricardo Fernandes e Francisco Costa explicam ao JPN que esta barraca foi criada por um grupo de amigos, a quem chamavam os Batanetes, designação de um programa cómico português.

As mais “geeks” – “SnapShots” e“Hashtagamos”

As redes sociais são certamente a nova tendência do século XXI. Prova disso são as barracas eleitas nesta categoria. Da junção da bebida preferida da Queima das Fitas, o shot, à rede social em voga, o Snapchat, nasceu a barraca “SnapShots”, que se veste de amarelo com o famoso fantasma na parede. Também os “hashtags” são uma tendência atual, como demonstram as barracas “Hashtagamos”, “#Quisagero” e “#TudoBonsRapazes”.

A mais internacional – “Barrack Obama”

O prémio Internacional vai para a “Barrack Obama”. Com a bandeira dos Estado Unidos da América hasteada e o slogan “Yes we drink” estampado na parede, esta barraca impressiona com o jogo de palavras e é um local de paragem para muitos.

As mais musicais – “Wish You Were Beer” e “Gaiola das Popozudas”

“Wish You Were Here” é uma das músicas mais conhecidas da banda Pink Floyd. O trocadilho é feito com a palavra “Beer” (cerveja, em português) e simboliza uma das bebidas mais consumidas pelos estudantes. “Gaiola das Popozudas”, por sua vez, é um grupo musical feminino de funk carioca. Esta barraca é decorada de cor de rosa, a pensar nas mulheres.

A mais cinematográfica – “50 Shots of Grey”

No prémio relativo ao cinema, o JPN destaca a barraca “50 Shots of Grey”. Inspirada no filme “Fifty Shades of Grey”, o nome da barraca alia o shot ao “thriller” erótico americano. A cor da barraca, o vermelho, simboliza a paixão e as paredes são decoradas com lingerie feminina.

As mais católicas – “Shots da Castidade” e “#Vamosàmissa?”

A barraca da Universidade Católica do Porto (UCP) ironiza o facto da religião católica apelar à abstinência de relações sexuais antes do casamento, usando o slogan “Shots da Castidade”. Os shots não são algo que a religião aprove e também não são sinónimo de abstinência.

Também a barraca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) optou pela mesma via e transformou a estrutura numa igreja branca. Com a cruz ao alto e freiras pouco católicas desenhadas, chama a atenção daqueles que querem beber um cálice.

A mais popular – “Anda cá ao pai”

Os graus de parentesco estão também representados nos nomes das barracas da Queima das Fitas do Porto. “Anda cá ao pai” é uma expressão popularizada pelo comediante Nilton e corresponde também a uma música da banda Chave D’Ouro.

A mais fofa – “Papayas”

A frase “Tu es bella comme la Papaya” é uma expressão conhecida dos apaixonados pelas personagens Minions do filme de animação “Gru – O Maldisposto”. Os bonecos amarelos são a mascote e decoram todo o exterior da barraca mais fofa do Queimódromo.

A mais convencida – “Já lá foste”

Com uma seta feita de luzes a apontar para a barraca, a “Já lá foste” não passa despercebida e consegue fazer com que toda a gente que passe, repare. O próprio nome apela a uma visita à barraquinha.

As mais artísticas – “AEUFP”, “Engenharia Química”, “HardShot”

A arte urbana é cada vez mais apreciada por todos e torna as barracas mais apelativas ao nível visual. No caso da barraca da Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa (AEUFP), o poeta português Fernando Pessoa é representado com os seus óculos, bigode e chapéu numa das paredes da estrutura.

Já o curso de Engenharia Química do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) opta pela ilustração de um cientista com uma caneca na mão. Por fim, a barraca “HardShot” decidiu grafitar, na parte da frente da barraca, o logótipo da famosa cadeia de restauração Hard Rock. No entanto, as cores foram alteradas para o laranja e o azul, cores estas que representam o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM).

As mais “subtis” – “Mamaki”, “Mastrubar”, “Hakona Pachacha”

As referências sexuais são uma constante na hora de decidir os nomes das barracas da Queima das Fitas. São várias as designações, trocadilhos e até mesmo referências a filmes, fenómenos e culturas.

Artigo editado por Sara Gerivaz