“A Breath Of Peace – Paris depois dos atentados” é o último trabalho do realizador Rui Pedro Sousa. Mais do que um simples tributo às vítimas dos atentados que aconteceram em novembro de 2015, em Paris, este mini-documentário é também um apelo ao lado bom da humanidade. Um suspiro pela paz e amizade no mundo.

Com o hábito de fazer filmagens em todas as viagens que realiza, Rui Pedro Sousa aproveitou a ida a Paris, três dias após os atentados, para criar mais um trabalho para o currículo. Desta vez, a ideia foi fazer do vídeo uma forma de protesto contra o terrorismo e uma chamada de atenção para a necessidade de as pessoas se unirem.

Perfil

Nome: Rui Pedro Sousa

Idade: 30 anos

Profissão: Realizador; Argumentista; Efeitos Visuais; Motion Design.

Alguns trabalhos realizados:

“LIMBO, A Small Measure of Peace” (Curta-metragem) – Argumento e Realização

“TSINTTY, There’s Something I Need To Tell You” (Curta-metragem) – Argumento e Realização

“BALAS E BOLINHOS – O ÚLTIMO CAPÍTULO” (Longa-metragem) – Efeitos Visuais

“FÉNIX” (Curta-metragem) – Efeitos Visuais

“DENTRO” (Série TV) – Supervisão de Efeitos Visuais

“O ALTO” – (Série TV) – Editor

“Hoje em dia não se preza nada o lado humano nem a vida humana. O petróleo, a luta pelo poder e o controle de armas são o mais importante e, no fim, acaba por ser a vida humana a pagar o preço alto de tudo o que se passa à volta”, afirmou o realizador em entrevista ao JPN.

Rui Pedro Sousa salienta o facto do vídeo ser também um alerta para pararmos “para refletir” e pensarmos “naquilo que estamos a fazer”.

Para além de um trabalho visualmente muito rico, as narrativas utilizadas pelo realizador passam mensagens muito fortes. Robert Kennedy, a quem o realizador deu mais ênfase, Charlie Chaplin e Ellen Page envolvem-nos num discurso ao qual não conseguimos ficar indiferentes. Alertam-nos para a violência e ódio em que o mundo se afundou, mas também nos incentivam a fazer mais e melhor pelo futuro da humanidade.

“A voz de Kennedy é muito inspiradora, o seu discurso é muito próximo do espectador e virado para o ser humano. Achei brilhante e por isso decidi incluí-lo. Apesar de Ellen Page e Charlie Chaplin terem um discurso completamente oposto ao que a mensagem transmite, consegui interligar os três discursos de modo a contar a história”, concluiu.

A Breath Of Peace” está disponível para visualização no canal de YouTube do realizador. Em entrevista, Rui Pedro Sousa assegurou ao JPN mais projetos deste tipo nas suas próximas viagens.

 

Artigo editado por Filipa Silva