Ao contrário de um inventário científico, que é limitado a biólogos e outros investigadores, o Bioblitz é uma inventariação relâmpago de espécies de plantas e animais, feita com a participação do público e de entrada gratuita.

Este ano, de 9 a 14 de maio, o Bioblitz cresce para receber ainda mais públicos. Ao passo que na edição de 2015 houve apenas um dia dedicado às escolas, este ano vai haver uma semana quase inteira, entre os dias 9 e 13, em que alunos e professores podem participar, de forma gratuita e exclusiva, nas atividades propostas. No dia 14 de maio, sábado, o convite é feito a toda a comunidade.

“O Bioblitz começou em 2013 por ter apenas dois dias, no ano passado decidimos reservar um desses dias à participação das escolas e este ano decidimos multiplicar por cinco os dias dedicados a alunos e professores, relativamente ao primeiro ano”, adiantou Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves.

De toda a programação anual dos jardins históricos e urbanos de Serralves, este evento é dos momentos mais marcantes por ser uma iniciativa ímpar em Portugal. O Bioblitz atrai um grande número de visitantes e tem um papel fundamental na educação e sensibilização dos públicos para a biodiversidade.

“Tudo aquilo que pudermos fazer que seja de serviço educativo, é parte integral do nosso serviço público. O serviço educativo é um pilar da nossa missão”, referiu ainda Ana Pinho.

Na edição de 2016 associa-se ao Bioblitz, como mecenas exclusivo, a LIPOR, entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Valongo e Vila do Conde. A LIPOR associa-se à iniciativa pelo seu papel relevante ao permitir o acesso de um maior número de pessoas à informação e às problemáticas do ambiente e da sustentabilidade.

O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado (CIBIO-InBIO) continua a ser parceiro científico de Serralves, sublinhando o papel deste evento na inventariação biológica e divulgação científica, através da presença de dezenas de investigadores associados que durante uma semana se juntam aos públicos para uma aventura de descoberta da fauna e flora do Parque de Serralves.

O programa inclui saídas de campo conduzidas por investigadores especializados do CIBIO-InBIO, que permitem aos públicos ficar a conhecer o trabalho realizado por cientistas na área da inventariação e da biodiversidade. Cada grupo biológico tem uma estação localizada no Parque de Serralves, a partir da qual é possível acompanhar as sessões de inventariação com os diversos grupos biológicos presentes nos jardins (Aves, Anfíbios e Répteis, Micromamíferos e Morcegos, Insetos e Aranhas, Plantas, Líquenes e Cogumelos) e atividades orientadas pelos investigadores.

Os públicos vão ser também desafiados a realizar atividades em autonomia, com recurso a kits de monitorização de espécies. Além disso, vai ser possível identificar animais e plantas, inventariá-las e registar os dados na plataforma “online” de Serralves “Biodiversidade e Ambiente”.

O Bioblitz oferece ainda aos seus visitantes um programa de oficinas educativas, de forma lúdica e divertida, e o BioQuiz, um jogo animados de perguntas sobre a biodiversidade.

A 3ª edição do evento surge como uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies de plantas e animais identificadas, trabalhar lado a lado com investigadores e conhecer melhor a fauna e a flora de Serralves.

Artigo editado por Sara Gerivaz