O Dia do Euromelanoma vai ser assinalado, este ano, a 11 de maio e vão estar 46 serviços de saúde disponíveis, em Portugal, para receber pacientes que queiram, gratuitamente, realizar o rastreio do cancro da pele.

O Euromelanoma é uma campanha a nível europeu, à qual Portugal aderiu em 2000, tornando-se, então, numa tradição dedicar um dia ao rastreio do cancro da pele há já 16 anos. No entanto, as campanhas, a nível nacional, tinham-se já iniciado em 1986.

No ano passado, o dia dedicado ao rastreio do cancro da pele realizou-se a 20 de maio. Foram diagnosticadas 77 suspeitas de cancro e 112 sinais potencialmente cancerígenos, de acordo com os dados Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) divulgados pela agência Lusa.

A APCC é a entidade responsável pela organização das atividades associadas ao Dia do Euromelanoma. A associação, que apresentou na quarta-feira um relatório completo da iniciativa do ano passado, confirmou à Lusa que, de mais de 1.600 pessoas que foram rastreadas, 65% dos casos detetados de possível melanoma eram já suspeitados pelo paciente.

A organização apelou ainda ao auto-exame que considera ser uma das maiores formas de prevenção.