No ano em que a associação Ciclo de Apoio a integração dos sem-Abrigo (CAIS) completa 22 anos, o projeto CAIS Recicla abre portas, no Porto, para todos os “designers” e criativos que tenham interesse em aprender e ensinar.

Entre os dias 16 e 20 de maio, a CAIS Recicla promove uma “Semana aberta” com o lema: “conhecer_envolver_criar”, um projeto voltado para o empreendedorismo social. A programação inclui criação e produção de protótipos de peças através do desenho, de oficinas, havendo ainda lugar para workshops.

São convidados a participar todos os que tenham vontade de vivenciar a troca de conhecimentos. As candidaturas vão estar abertas até quarta-feira.

O programa da “Semana aberta” arranca com às 14h30 de segunda-feira, 16 de maio. Na terça-feira, pelas 11h00, Paulo Salgado conduz uma palestra sobre “Comunicação persuasiva”.

Às 14h30 de terça-feira, Ivete Lígia orienta a sessão mais prática “À flor da pele: oficina de construção de peças com pele”.

Na tarde de quarta-feira, Sara Velho, Sara Silva e Pedro Marques vão falar sobre “Boas práticas para a sustentabilidade”. Na mesma tarde, ouve-se “Consciência ambiental e reaproveitamento de resíduos”, com Patrícia Costa Neto. Na quinta-feira é a hora do “Conhecimento local e capacitação para o desenvolvimento”, com Teresa Branco.

Na sexta-feira, último dia do evento, Miguel Neiva da ColorADD vai estar nesta semana aberta para falar sobre “Design social: além do funcional, belo e útil”. Segue-se a partilha de experiências e entrega de prémios. Todas as sessões têm lugar no edifício da CAIS, na Rua Mártires da Liberdade.

Como funciona este projeto?

A CAIS Recicla é um projeto que tem como objetivo capacitar e desconstruir o estigma em relação as pessoas sem-abrigo e aos que sofrem de exclusão social.

O projeto ajuda a “transformar vidas através do aproveitamento do desperdício industrial que ocorre nas empresas, criando novas peças de ecodesign pelas mãos dos utentes”, explica Cláudia Fernandes, Coordenadora do Centro CAIS Porto, ao JPN.

Os sem-abrigo que se dirigem a esta associação gozam, não só de formação, mas também de outras atividades como aulas de Inglês, yoga, informática, literacia, artes plásticas que contribuem para o processo de capacitação.

A coordenadora conta que”por iniciativa própria as pessoas vêm à associação ou são reencaminhadas por outras redes de parceiros da CAIS”, onde são identificados os perfis dos utentes e “a partir daí cria-se um plano” de forma a perceber  o que tem de ser trabalhado, “quais as fragilidades e como transformar em potencialidades e motivar cada vez mais as pessoas naquilo que são boas a fazer”.

A CAIS Recicla nasce no seio de uma associação que teve início em Lisboa em 1994, a CAIS, que mantém na génese do projeto, a reintegração social dos sem-abrigo . No ano de 2005, a associação chegou ao Porto e de acordo com a coordenadora foi ganhando “novas dimensões”.

Em 2011, a CAIS do Porto juntou-se à Unicer para dar forma ao projeto “CAIS Recicla” dada a necessidade da associação, por um lado, de criar oportunidades de trabalho para os sem-abrigo e, por outro lado, para aproveitar os excedentes dos produtos industriais da Unicer como: cartão, plástico e alumínio.