No âmbito das comemorações do Dia da Europa, por parte da Representação da Comissão Europeia em Portugal (RAPID) e dos 28 Estados-Membros, foi lançado, esta segunda-feira, o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa.

Dado que este ano se assinalam os 30 anos da adesão de Portugal à União Europeia (UE), “as celebrações revestem-se de importância especial”, refere, em nota de imprensa a RAPID. Para comemorar o dia 9 de maio, o Comissário Europeu, Carlos Moedas, presidiu a uma receção onde participaram membros do governo, da Assembleia da República, embaixadores e outros parceiros da Comissão Europeia em Portugal. Na cerimónia, que contou ainda com a participação de Francisco Pinto Balsemão, presidente do Conselho de Administração da Impresa, que detém a SIC, canal do qual Fernando Sousa era correspondente em Bruxelas, estiveram ainda presentes amigos e familiares do jornalista falecido em 2014.

Especializado em assuntos europeus, Fernando de Sousa foi o jornalista português que mais cimeiras europeias acompanhou. Esteve destacado em Londres, Alemanha e Bruxelas, tendo sido um dos primeiros correspondentes nacionais na capital belga. Em janeiro de 2006, foi agraciado com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, destinada a “distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”, de acordo com a página da presidência.

Em comunicado, a RAPID declara: “O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa visa honrar e perpetuar o profissionalismo do jornalista. Será atribuído a jornalistas e estudantes de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes ao nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal”.

O prémio em memória de Fernando de Sousa vai ser entregue, pela primeira vez, dia 9 de maio de 2017, num “espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social” a “trabalhos desenvolvidos nas áreas de imprensa escrita, rádio, televisão e Internet em duas categorias: categoria jornalista e categoria estudante: um prémio atribuído a um estudante do ensino superior de jornalismo ou comunicação social”, segundo a nota de imprensa.

As propostas elegíveis para a distinção podem ser artigos ou reportagens elaborados em português, num meio de comunicação legalmente registado em Portugal, “publicados ou difundidos entre 9 de maio de 2016 e 14 de janeiro de 2017” e “que não tenham recebido outro prémio até à data de encerramento das candidaturas”.

As candidaturas ao Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa vão decorrer entre 15 de janeiro e 1 de março de 2017.

Artigo editado por Filipa Silva