As contas do título são as mais fáceis de perceber. Numa luta que vai ser decidida no último dia – há 42 anos que não sucedia entre os lisboetas – Benfica e Sporting entram em campo à mesma hora para decidir quem leva o troféu para casa. Nesta altura, os atuais campeões contam com mais dois pontos que o Sporting, o que os deixa numa posição mais confortável, pois os encarnados – que jogam com o Nacional da Madeira no Estádio da Luz – dependem apenas de si para conquistar o tricampeonato.

No entanto, em caso de igualdade pontual, os leões têm vantagem no confronto direto. Apenas com um triunfo frente ao Sporting de Braga e com um resultado diferente da vitória dos encarnados, é que a equipa orientada por Jorge Jesus conquistará o seu 19º título de campeão.

Carimbar um lugar na Europa

Na última jornada, nenhum dos candidatos à Liga Europa venceu. Com o Arouca já confirmado, o Paços de Ferreira surge em vantagem nesta corrida. Caso faça um resultado igual ou melhor que os seus adversários diretos – Estoril e Rio Ave – serão os “castores” a sorrir.

No entanto, o Paços de Ferreira, em caso de derrota pode manter o lugar, desde que o Rio Ave também perca e o Estoril não vença o seu jogo.

Se a equipa da Capital do Móvel não triunfar, o Estoril pode beneficiar do resultado, pois fica em sexto em caso de vitória ou empate. O Rio Ave está na mesma situação se o Paços não ganhar.

Já os vilacondenses têm que ganhar e esperar que os adversários não o façam. Outra forma de terminar em sexto é empatar e aguardar por derrotas dos adversários.

participacoes europa

 

Lutar pela permanência

Garantir um lugar no início da corrida do próximo ano não está fácil para as equipas que ainda estão em luta. Com a Académica de Coimbra já despromovida, as contas são simples se o Tondela não vencer, curiosamente, contra os estudantes.

A tarefa não se avizinha simples para os viseenses. Mesmo com a vitória, também pode descer caso o Vitória de Setúbal e o União da Madeira ganhem ou se um desses ganhar e o outro empatar. Se os sadinos e os madeirenses empatarem e o Tondela vencer – ficam todos com 30 pontos – é o União a descer.

Se o Tondela vencer e os dois adversários perderem, é entre esses que se vai decidir a despromoção, sendo que, se as derrotas forem pela mesma diferença de golos, o União é despromovido. Contudo, basta que os sadinos percam por mais um golo de diferença em relação à derrota dos madeirenses para o cenário se inverter e ter que se recorrer à alínea e) dos critérios de desempate: “Maior número de vitórias em toda a competição”, no caso sete do União contra seis do Vitória.

Ou seja, somente num cenário de derrota por 1-2 do União e de 0-1 do Vitória, é que a turma de Luís Norton de Matos desce. Mas basta que o Vitória perca por 0-2 e aí são os de Quim Machado a cair.

participacoes-na-primeira-liga

Com o final do campeonato a aproximar-se, muita coisa pode acontecer. Resta assistir aos jogos e depois festejar… Ou não.

Artigo editado por Sara Gerivaz