Para além de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, os ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Saúde vão também marcar presença, esta quinta-feira, na cerimónia de inauguração do maior “super-laboratório” de saúde em Portugal.

É o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S): resulta da fusão de três dos mais internacionalmente conceituados centros científicos da Universidade do Porto – o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), o Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP).

Para albergar o novo instituto, a Universidade do Porto (UP) construiu de raiz um novo edifício de 18 mil metros quadrados no Pólo Universitário da Asprela, numa empreitada orçada em cerca de 20 milhões de euros. Foi lançada oficialmente em abril de 2013 a primeira pedra do edifício. A transferência de colaboradores e de infraestruturas e equipamentos científicos para a sua nova “casa” começaram já em outubro do ano passado.

O novo espaço, dedicado exclusivamente a serviços de investigação, tem ligação direta com o antigo edíficio do IPATIMUP, agora reconvertido para salas de aulas de pós-graduações, auditórios e serviços administrativos do I3S.

É um projeto já antigo e assume-se como o maior instituto de investigação português na área das Ciências da Saúde. O i3S agrega mais de 1000 colaboradores, 800 dos quais cientistas dedicados ao desenvolvimento de respostas aos maiores desafios da Saúde na atualidade: Cancro, Neurobiologia e Doenças Neurológicas e Interação e Resposta do Hospedeiro.

A cerimónia de inauguração do novo edifício vai ter início com o descerrar da placa comemorativa por Marcelo Rebelo de Sousa, seguindo-se uma visita guiada a alguns dos laboratórios e serviços de investigação do I3S. A sessão vai encerrar com os discursos protocolares do Presidente da República, do primeiro-ministro, do Reitor da Universidade do Porto e do diretor do I3S.

Artigo editado por Sara Gerivaz