Fazendo as contas, são mais de 100 as atividades que vão assinalar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus. De domingo a domingo, mais de 30 museus prometem uma variedade de exposições, espetáculos de dança, música e teatro, oficinas e até visitas guiadas.

Por toda a cidade, desde o Museu Militar do Porto ao Museu Nacional Soares dos Reis, passando pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) ou pelo Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, os espaços vão abrir portas – a grande maioria de forma gratuita –  para descobrir a história por detrás das paredes.

O objetivo passa por dar a conhecer os museus e não deixar que estes caiam no esquecimento. Com atividades que vão desde a música ao teatro, compreendendo também exposições, visitas guiadas e um “museuspaper”, as festividades duram toda a semana e dão para todos: há atividades para as crianças, os jovens, os idosos e as famílias.

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, na quarta-feira, e para a Noite Europeia dos Museus, no sábado, o tema global é Museus e Paisagens Culturais. Nesse âmbito, destaca-se a visita guiada, no Museu do Futebol Clube do Porto, a realizar-se em ambos dias.

Na quarta-feira, entre as mais variadas atividades, destaca-se o folclore: o Grupo Folclórico da Escola Secundária Infante Dom Henrique marca presença no Museu Nacional Soares dos Reis, às 12h30.

No sábado, há também espaço para uma homenagem à vida e obra de Almeida Garrett, com a atuação do Rancho Folclórico do Porto, às 15h00, no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha. No mesmo dia, os alunos do Conservatório de Música Porto vão fazer um recital de música dedicado a jovens e adultos, às 17h30, no mesmo local. Entre quarta-feira e sábado há ainda tempo para a realização de um “museuspaper”, entre os vários museus da cidade.

Artigo editado por Sara Gerivaz